Pelo terceiro ano consecutivo, o Nexus está entre os dez melhores hubs de inovação do Brasil, de acordo com o Startup Awards, maior premiação para o ecossistema de inovação e startups do país, realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
O Nexus é o hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos e promove a conexão entre startups, grandes empresas, universidades e investidores há 15 anos.
Além de um espaço de coworking com capacidade para 52 startups e 21 salas de diversos tamanhos, o hub oferece mentorias e eventos de capacitação e de networking às quase 70 startups residentes atualmente.
Conexão
O Nexus é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema.
“Nosso programa tem metodologia própria e está focado no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema de inovação da região, unindo forças e posicionando São José como uma cidade empreendedora, pronta para receber novas startups”, explica Alexandre Barros, gestor de empreendedorismo e inovação do PqTec.
Entre outras iniciativas, o Nexus promove conexão entre seus empreendedores e o mercado. É o caso do Nexus Corp, programa do Nexus criado para conectar startups e empresas de base tecnológica às grandes empresas e apoiar ações de inovação aberta. Recentemente, foi estabelecida parceria com oito hubs de todo o país para facilitar processos de open innovation.
Parahyba Valley e Startups do Vale Taubaté
O Parahyba Valley – como é conhecido o Vale do Paraíba no ecossistema de startups, em alusão ao Silicon Valley, nos EUA – também foi reconhecido como uma das dez melhores comunidades do Brasil.
A comunidade conta com grandes empresas multinacionais, como Embraer, Johnson e Johnson, GM, Gerdau e a Fibria, entre tantas, e contribuem para um cenário favorável ao crescimento das startups, que oferecem tecnologia de ponta e novas soluções para seus processos. Universidades como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Unifesp e Unesp estão na região e oferecem ao mercado profissionais, pesquisa e inovação de alto nível.
Muitas das startups da região são fundadas por especialistas formados nessas instituições, a exemplo do que ocorre no Vale do Silício, nos EUA
Já a Startups do Vale Taubaté está entre as semifinalistas na categoria Comunidade Revelação.
Sobre o Startup Awards 2020
O Startup Awards 2020 tem 15 categorias. O próximo passo é uma votação realizada por membros da Academia Abstartups, que decidem os três finalistas de cada grupo, divulgados em uma live no dia 15 de outubro.
A premiação divulgará os vencedores no dia 23 de outubro, durante o CASE Startup Summit 2020.