Maior honraria da ciência brasileira, a edição 2020 do prêmio Almirante Álvaro Alberto foi entregue à pesquisadora Helena Nader no dia 23 de setembro. Membro do conselho da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, Helena Nader é professora titular na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e referência nos estudos de glicobiologia, ela foi reconhecida pela contribuição relevante à ciência, tecnologia e inovações no país. Em discurso, a pesquisadora ressaltou o papel da ciência no combate à pandemia de Covid-19 e defendeu investimentos no setor.
“Quero me solidarizar com as famílias e amigos dos brasileiros que perderam suas vidas nessa pandemia que assola o mundo e o Brasil. A Covid-19 demonstrou o valor da ciência. Ainda temos que ressaltar os esforços feitos pelo MCTI para buscar recursos adicionais para investimentos em pesquisa”, disse Helena Nader.
A premiação é uma parceria entre MCTI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel (FCW), e entregue anualmente em sistema de rodízio a cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida (realizada este ano). O prêmio foi criado em 1981 e em 1986 ganhou a denominação atual.
A premiação virtual também reconheceu 10 nomes com o título de Pesquisador Emérito, e seis Menções Especiais de Agradecimento a pessoas e instituições, ambos concedidos pelo CNPq. Confira a lista aqui. http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/8642750