Muita empresa acredita que marca é o logotipo apenas e acaba deixando de lado questões fundamentais para seu crescimento, por não dar a atenção devida ao branding.
Marca é uma construção social do que seu negócio representa na cabeça das pessoas, é a reputação corporativa. Então, não há como qualquer pessoa garantir que vai fazer uma marca para você, porque não compete a agências ou estúdios de branding determinar a representatividade da sua marca no inconsciente coletivo das pessoas. Por isso, o processo de posicionamento de uma marca possui um valor intangível.
Complicado? Na verdade é um processo simples e, como todo processo, ele tem etapas.
O branding ou posicionamento nada mais é que pegar sua promessa (aquilo que sua empresa diz entregar) e alinhar com seu plano de negócios, destacando seus diferenciais e sua proposta de valor. Só então que se iniciam as ações que deixarão sua marca pronta para ser introduzida no mercado.
Existe uma série de metodologias para fazer este processo ser bem sucedido:
- Pesquisas, análises de cenário e imersões no histórico da empresa;
- Planejamento de ações e o que queremos ao final delas;
- Organização das ideias (é preciso separar ideia de projeto)
- Branding voice, conhecer e definir como sua marca irá conversar com o público
- Público alvo (brand persona, buyer personas e quem são as pessoas envolvidas com a marca)
- Canais de comunicação e pontos de contato com a marca
Feito isso, pode então começar a implementação e validação se essa plataforma de marca criada vai gerar engajamento. Bem simples, não é mesmo?
A gente sabe que não é tão simples assim. Por isso, o processo de branding é uma “terapia da marca”, pois, com essas etapas você irá conhecer profundamente quem sua marca é e o que ela tem de único. Isso ajudará a tomar decisões cada vez mais estratégicas e assertivas.
Você sabe o que sua marca tem de único?
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