O Parque Tecnológico recebeu hoje (7/8) a visita de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), para estudos que realizam sobre o ecossistema de inovação brasileira no setor aeroespacial.
O Parque foi acionado diretamente pelo MIT, para atuar como ponte e coordenar encontros e reuniões entre os representantes do instituto norte-americano e de empresas e instituições da região.
“Nossa proposta é mostrar a eles que o Parque Tecnológico, nossa região, empresas e instituições formam um ambiente propício para projetos e atividades desse setor”, diz Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec.
Os pesquisadores participaram de uma reunião com diretores e coordenadores do Parque, na qual foram apresentadas todas as ações: atuação do Cluster Aeroespacial Brasileiro, escritório de projetos e criação dos centros de desenvolvimento tecnológico, acompanhamento de residentes no Nexus, infraestruturas de laboratórios e ações de cooperação internacional.
O Parque ainda organizou uma visita ao Laboratório de Estruturas Leves do IPT, à Akaer e à Saab. Também foi feita uma reunião com representas do ITA, IEAv e DCTA. Amanhã a visita ao Brasil se encerra com uma reunião no INPE.
“Quando se fala em cenário aeroespacial no Brasil, logo se pensa na Embraer e no ITA, então é uma surpresa saber que o ecossistema é bem mais amplo, onde ocorrem muitas outra coisas na área de pesquisa, incubação de empresas, centros de desenvolvimento tecnológico. É bom saber que esse cenário existe e contribui para o crescimento das empresas”, avalia Ezequiel Zylberberg, pesquisador do Centro de Performance Industrial do MIT.