Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, e tem o objetivo de criar um ambiente de debate, troca de ideias e possibilidades de negócios para o desenvolvimento do setor espacial.
Com o tema “Economia Espacial e Negócios”, o Fórum discutirá os benefícios socioeconômicos gerados a partir do setor espacial e as aplicações possíveis, novos modelos de negócios aplicáveis ao setor e as conexões da tecnologia espacial com outros setores produtivos. O Fórum tem como público-alvo, além das instituições de governo, representantes de empresas e de startups, institutos de pesquisa, universidades, instituições de fomento e financiamento.
Participar do Fórum também é uma oportunidade de reunir-se com diferentes setores, usuários e fornecedores de aplicações espaciais. A Economia Espacial envolve a produção de hardware e software para lançadores, satélites e infraestrutura de solo e também a de aplicações espacial. A partir de dados e imagens satelitais, inúmeros setores produtivos são beneficiados pelos serviços de sensoriamento remoto, telecomunicações, meteorologia, posicionamento e navegação, coleta de dados. Assim, além das empresas do setor espacial, o Fórum busca atrair também aquelas de diferentes setores produtivos usuárias e fornecedoras de aplicações espaciais, servindo como um espaço em que tais setores produtivos possam discutir seus projetos e estabelecer novas parcerias baseadas em tecnologias espaciais.
Na edição deste ano, o Fórum da Indústria Espacial contará com a participação de representantes dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e da Ásia, para promover maior integração da indústria nacional com o ambiente global.
Este ano o evento será realizado pela AEB em parceria com o o Parque Tecnológico São José dos Campos e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)..
Para ter acesso a mais informações, inscrições e programação do evento acesse este link.
Sobre a AEB
É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.