O Parque Tecnológico São José dos Campos, a incubadora Cecompi, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp), a Fatec Prof. Jessen Vidal e a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) se unem para promover ações culturais, sociais e esportivas na cidade.
Como uma das primeiras atividades desse projeto, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos se apresentou hoje no auditório da Unifesp (unidade Parque Tecnológico). O repertório do concerto trouxe composições brasileiras de Villa Lobos, Carlos Gomes, Pixinguinha e tangos de Astor Piazolla e Carlos Gardel e teve a direção de Marcello Stasi. O concerto foi aberto ao público e com entrada franca.
A utilização dos espaços da universidade para manifestações artísticas está entre as ações do projeto que pretende promover a interação com a comunidade, principalmente, de moradores do entorno da área do Parque Tecnológico.
Nós queremos que a comunidade da região sinta que o Parque não é apenas um instrumento de inovação e de desenvolvimento tecnológico distante, mas uma instituição presente no dia a dia e com atenção para área social e cultural, explica o diretor geral do Parque, Marco Antonio Raupp.
Para Raupp, há diversas maneiras de contribuir para que a região se desenvolva em conjunto. Queremos oferecer estágio para os jovens da redondeza, treinamento, qualificação de mão de obra e conhecimento, de forma que os benefícios sejam estendidos às famílias e à comunidade, conclui.
Essa apresentação está entre as primeiras de uma série que acontecerão durante o ano.