Aconteceu entre os dias 14 e 18 de outubro, em Milão, na Itália, o 75º IAC – International Astronautics Congress.
A Agência Espacial Brasileira – AEB tem comparecido às últimas edições e neste ano de 2024 não foi diferente. A Agência, em seu estande exclusivo, pôde receber interessados em conhecer mais do Programa Espacial Brasileiro e das empresas que atuam no setor, a fim de buscar parcerias, potenciais clientes e, por que não, fornecedores.
Foram vários os painéis para troca de informações e experiências. O Brasil sempre mencionado quando o tema é monitoramento ambiental, área que domina muito bem por conta de mais de 30 anos provendo imagens e fazendo o monitoramento de nossos biomas.
A Coordenadora do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro, Daniela Villas Bôas, participou do evento, a convite da AEB, representando as empresas brasileiras conectadas ao PIT e divulgando o mais novo portfolio espacial de suas associadas. A receptividade das informações não poderia ter sido melhor. Visitantes de vários países agradeceram as informações consistentes sobre as capacidades das empresas e sobre o que o Brasil tem para oferecer em termos de soluções espaciais. “Foi mais uma oportunidade valiosa de divulgar as expertises brasileiras e colher informações importantes para os planos de consolidação da Vertical Espaço do nosso Cluster Aero”, comenta Villas Bôas.
De acordo com Marco Antonio Chamon, Presidente da AEB, a participação do Brasil no IAC é de importância estratégica para os planos de consolidação das ações do governo brasileiro no ambiente espacial internacional. Em tempos de ASG, quando o mundo inteiro se preocupa mais fortemente com questões ambientais e climáticas, mostrar para a comunidade internacional que temos capacidade de proteger nossas riquezas naturais, por meio do devido monitoramento de florestas e fronteiras, é uma questão de soberania. “O evento em Milão foi muito rico para os diálogos entre Brasil e outros países com os quais mantemos parcerias e para prospectar novas oportunidades. Aqui é possível dar continuidade a tratativas com muitos atores, em um único lugar, sem precisarmos gastar tempo, dinheiro e energia indo atrás de cada um deles em suas respectivas bases. Os planos de fortalecer a atuação brasileira no setor espacial seguem na nossa pauta e queremos fazer o melhor para nosso país.”
Reforçando a presença de associados ao PIT e Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro marcaram participação no evento as empresas associadas Acrux, Bizu Space e Innospace do Brasil, empresas startup reforçando a força de soluções inovadoras brasileiras para o futuro do setor. O Parque atuando na missão de fazer a indústria brasileira de tecnologias espaciais mais inovadora, competitiva e sustentável trará no dia 25 de novembro o PIT Space Summit, encontro gratuito entre empresas, governança, ICTs, agências de fomento e outros atores, com grande potencial de novas parcerias com a indústria. Não perca, inscrição no QR Code abaixo, todos os interessados em participar do sucesso do setor devem comparecer!