Marcelo Nunes, diretor-geral do PqTec, recebeu hoje (7/7) representantes das universidades Santo Antonio, Inspirali e Anhembi-Morumbi e Unesp (Universidade Estadual Paulista), para conversar sobre projetos e oportunidades de colaboração.
O principal papel do PqTec é conexão entre empresas, academia, governos e sociedade, em busca de tecnologia e inovação que respondam às demandas de mercado.
“A presença das universidades no núcleo do Parque e em forma de parcerias é essencial para que pesquisadores possam interagir com as empresas. Por isso, fortalecer a hélice acadêmica é sempre primordial”, diz Nunes.
Estive no Parque João Manoel Theotonio, coordenador do programa de Residência Médica em SJCampos na Universidade Anhembi Morumbi. A diretora acadêmica da Faculdade Santo Antonio, Renata Perrenoud, e o diretor geral, Raimundo de Oliveira Filho, também participaram de reunião com o diretor do Parque Tecnológico.
Um grupo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) também visitou o Parque: estiveram presentes o reitor, Pasqual Barretti; o pró-reitor de planejamento estratégico e gestão, Estevão Tomomittsu; o vice-diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Cláudio Antonio Talge Carvalho, e o chefe de gabinete, Cesar Martins.
Dentre as ações de conexão entre universidades e empresas do PqTec, destacam-se o Programa Colmeia, que integra universidades e empresas e insere graduandos e pós-graduandos no ambiente profissional, com estímulo ao empreendedorismo tecnológico, e os Centros de Desenvolvimento Tecnológico, que integram empresas, universidades e instituições para o desenvolvimento de pesquisa e inovação em diversos setores.