O Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos tem três Centros de Desenvolvimento Tecnológico em pleno funcionamento. Cada centro abriga uma empresa ou instituição que atua como âncora e apresenta as demandas de tecnologias e serviços que devem ser desenvolvidas pelos outros integrantes. Os CDTs são compostos por organizações que são referências no Brasil e no exterior em suas áreas de atuação. Dessa forma, desenvolvem e fornecem pesquisa e inovação para diversos setores.
CITS
O Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (CITS) tem infraestrutura para o desenvolvimento de tecnologias em saúde, como novos materiais e próteses, processamento de imagens, diagnóstico e tratamento a laser, ozônio, análise e caracterização estrutural de moléculas orgânicas, medicina assistida por computação, entre outras.
O centro atua de maneira sinérgica com diversas instituições de ensino e pesquisa do país e com empresas de base tecnológica instaladas no PIT SJC e na região. Tem como parceiros a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e o Hospital São Francisco de Assis de Jacareí.
O CITS é coordenado pelo Centro de Inovação, Tecnologia e Educação (CITÉ), entidade de direito privado e sem fins lucrativos que congrega profissionais interessados em promover a pesquisa científica e tecnológica e a educação no Brasil, principalmente por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, de tecnologias inovadoras, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.
CDTASA
O Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Águas e Saneamento Ambiental se dedica ao desenvolvimento de tecnologias para saneamento ambiental e para o melhor aproveitamento de recursos hídricos, em especial da Bacia do Rio Paraíba do Sul, uma das mais importantes do país.
O centro é coordenado pelo PIT - Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), com participação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), de instituições de ensino e pesquisa como Unesp, Fatec São José dos Campos e Escola Politécnica da USP. A Prefeitura Municipal de São José dos Campos também é signatária deste centro.
O PIT SJC publicou um whitepaper sobre os resultados de 2020 do CDTASA, que pode ser baixado abaixo:
WHITE PAPER - CDTASA
CDTCC
Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil visa estruturação e execução de ações de apoio ao desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação no ramo da construção civil em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Fazem parte do CDTCC o PIT - Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e as instituições de ensino Cephas, ITA, Unifesp e Univap.
Entre as premissas do CDTCC, estão aprimorar os processos construtivos, beneficiando diretamente o usuário e a sociedade, com melhoria da qualidade de vida, incentivar e gerar projetos inovadores, atuando como link entre desenvolvedores de produtos/sistemas, e as necessidades dos diferentes atores da cadeia produtiva da construção civil e promover uma intensa relação técnica entre o setor produtivo, o meio acadêmico e o setor público.
Mais informações
Luiz Fernando Carvalho | [email protected]