A Siemens Brasil se associou em junho ao Cluster Aeroespacial Brasileiro e ao APL TIC VALE, onde terá o papel de empresa-âncora.
A empresa sempre teve uma atuação no mercado aeroespacial brasileiro em áreas de manufatura, mas de forma pontual. Por conta do potencial e da aposta global da empresa nesse setor, depois da joint-venture entre Boeing e Embraer, a Siemens desenvolveu uma estratégia focada em reforçar o lugar de destaque da empresa nessa indústria, com um time de especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do mercado aeroespacial da empresa no país.
“Uma das iniciativas que vêm para impulsionar essa estratégia é a presença da empresa como associada no Parque Tecnológico São José dos Campos. Entendemos que o PqTec visa a promoção de ciência, tecnologia e inovação por meio de debates em ritmo de cocriação, orientados à busca de soluções e tecnologias que fazem diferença nas empresas do segmento. Mais do que estar presente em um ambiente de excelência tecnológica, o objetivo é contribuir no desenvolvimento e apoio a clientes que fazem parte dessa associação e buscam parceiros que possam auxiliar sua transformação digital por meio de suas tecnologias de ponta”, afirma a empresa em nota.
Com esse propósito, a Siemens deseja trabalhar junto ao Parque para oferecer o que há de mais inovador para as outras empresas associadas, no campo da indústria 4.0, com tecnologias para automação e softwares de última geração que ajudam a melhorar produtos e processos como usinagem, montagem mecânica, manufatura aditiva, materiais compostos, entre outros. Também poderá oferecer tecnologia para conexão de dados em nuvem, IoT e gerenciamento de energia.