O objetivo é criar uma metodologia que ajudará administrações públicas a contratar novas tecnologias
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmou um convênio com o Parque Tecnológico São José dos Campos, por meio do APL TIC Vale, para auxiliar prefeituras na tomada de decisão sobre novas soluções tecnológicas.
O convênio estabelecido tem como objetivo criar uma metodologia e um manual de avaliação das soluções tecnológicas voltadas para cidades inteligentes. Uma das áreas de atuação e expertise do APL TIC Vale é smart cities.
“Cidades Inteligentes são um ponto estratégico para o desenvolvimento sustentável do país. A metodologia servirá como um guia para que os gestores públicos possam fazer as melhores escolhas tecnológicas para melhorar as cidades”, afirma Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale.
Levantamento de dados
A avaliação das soluções é feita por meio de visitas técnicas de uma equipe composta por representantes da ABDI, da SPIn Inteligentes – consultoria especializada em planejar e estruturar ações de cidades inteligentes – e do Parque Tecnológico São José dos Campos.
Os primeiros encontros presenciais aconteceram em Foz do Iguaçu, para o conhecimento de diversas tecnologias. A delegação teve a oportunidade de conhecer as soluções de reconhecimento facial por meio de videomonitoramento e gerenciamento remoto de pontos de iluminação da empresa Control Cities.
No Parque Tecnológico Itaipu, foram apresentadas soluções de cidades inteligentes instaladas no Laboratório Vivo do Centro de Controle e Operações, como o wi-fi público.
Já na unidade da Receita Federal do município, foram mostradas as soluções de iluminação pública e reconhecimento facial da empresa Juganu e de reconhecimento de caracteres de placas veiculares da empresa Pumatronix (instaladas pela N2D-MAX), todas em operação na Ponte da Amizade.
A segunda fase das visitas ocorreu no Vale do Paraíba. Em Guaratinguetá foi exibida a solução de reconhecimento de caracteres de placas veiculares integradas pela empresa Seal Telecom e realizada visita guiada às instalações do Centro de Operações Integradas (COI) do município.
Em São José dos Campos, a equipe pode conhecer a solução para gerenciamento remoto dos pontos de abastecimento de água da TecSUS, empresa residente no Parque Tecnológico São José dos Campos.
Próximos passos
A SPIn Inteligentes mapeará as lacunas e oportunidades a partir das informações levantadas por meio de pesquisa e considerará também o que foi identificado in loco e dará suporte ao Parque Tecnológico São José dos Campos para a consolidação da metodologia de avaliação das soluções tecnológicas para cidades inteligentes.