De 16 a 18 de abril, 13 empresas associadas ao APL TIC participam do Smart City Business America Congress & Expo (SCBA). É o mais importante evento da América Latina sobre smart cities, focado em reuniões e discussões sobre o assunto, a fim de ser uma plataforma eficiente para geração de novos negócios.
Geopixel, Energy, Hubse, Compnet, Geoambiente, Sil Tecnologia, Climatempo, Bootcomp, Embras, W2Conn, TI2CI, Tecsus e Optimus vão expor juntas em um estande de 32 m2, instalado em uma área estratégica da feira.
A ação conjunta favorece diminuição de custos por parte das empresas possibilita ao APL TIC que acompanhe de perto dos detalhes técnicos da participação, garantindo a entrega de todos os itens contratados.
O evento é considerado um momento de convergência do setor, onde especialistas e líderes de iniciativas inovadoras podem intensificar contatos, compartilhar experiências, conhecimentos, ideias e cases. O público é formado por executivos de empresas de todos os portes, empreendedores, líderes e formadores de opinião, além de representantes dos municípios brasileiros, que buscam projetos e propostas para cidades inteligentes.
Além da exposição de empresas, a feira abriga debates, reuniões estratégicas e painéis, por meio dos quais especialistas propõem discussões e novidades sobre cidades inteligentes. O APL TIC Vale foi convidado a participar desses eventos e trazer sua experiência e repertório para as mesas de discussão.
Marcelo Nunes, coordenador do APL, e Julio Ribeiro, CEO da Hubse, serão os debatedores da reunião sobre smart cities em pequenos municípios, que ocorre amanhã (17). Na ocasião, os especialistas vão apresentar estratégias e caminhos utilizados por gestores públicos de cidades de pequeno e médio portes para viabilizar projetos de cidades inteligentes.
No mesmo dia, Marcelo Nunes também será o moderador do painel sobre monitoramento integrado de ambientes e situações críticas. O painel simulará, em tempo real, situações críticas que podem acontecer em uma cidade inteligente, como intempéries e panes em semáforos, e quais ações cooperadas podem amenizar ou reverter tais situações. O painel será conduzido por Danielle de Almeida Bressiani, gestora da Climatempo.
Na quarta-feira (18), Roberto Vertamatti , sócio da W2Conn, apresentará o painel sobre inteligência artificial no uso de câmeras de monitoramento.
O mercado para cidades inteligentes se revela altamente promissor. Dados da consultoria IDC apontam que os investimentos globais em tecnologias para smart cities devem chegar a US$ 80 bilhões em 2018. A empresa prevê que os gastos cresçam intensamente entre 2016 e 2021, chegando a US$ 135 bilhões em 2021.