O Parque Tecnológico São José dos Campos e a Sistema Athos receberam 1.500 pessoas e lideranças de 11 prefeituras na “Carreta da Gestão e Inovação”, projeto desenvolvido em parceria pelas duas entidades que encerrou seu primeiro ciclo nessa sexta (9). De maio de 2017 a março de 2018, 11 cidades da RM Vale receberam o veículo equipado com uma sala de aula para oferecer cursos gratuitos a jovens, empresários e empreendedores.
O programa surgiu para unir forças e projetos do PqTec e da Sistema Athos. Em 2017, o Cluster de Tecnologia da Comunicação e Informação do PqTec planejava realizar uma caravana da inovação, para que os municípios da RM Vale pudessem conhecer melhor as empresas residentes e as tecnologias desenvolvidas ali. Ao mesmo tempo, a Sistema Athos, sediada no Parque Tecnológico, tirava do papel o projeto da carreta de gestão, que percorreria cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.
A proposta ganhou a forma de um veículo que abrigou cursos para a população – marketing pessoal, gestão de caixa, empreendedorismo, gestão doméstica, entre outros temas – e palestras para divulgar inovações capazes de transformar a vida das cidades, apresentando soluções tecnológicas das empresas parceiras, acessíveis e desenvolvidas na própria região.
O veículo esteve em São José dos Campos, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, Aparecida, Guaratinguetá, Jacareí, Ubatuba e São Sebastião. Em média, 20 lideranças do setor público e privado de cada município participaram das apresentações técnicas.
O PqTec viabilizou a carreta por meio de parcerias com seis empresas associadas e residentes, responsáveis por apresentar suas soluções aos gestores. São elas: Imersão Visual (softwares educativos), Real Connect (Tecnologia em TI), Nectus System (Dados Geográficos), Village (Marcas e Patentes), Compnet (Tecnologia em Segurança Pública) e Geopixel (Soluções em Geotecnologia).
Cidades inteligentes
A demanda por soluções e tecnologias que possibilitem a criação de cidades inteligentes é grande no Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Precisamos acompanhar essas oportunidades para levar o conhecimento das soluções disponíveis no Parque para as lideranças”, diz Giane Santos, relações institucionais do PqTec.
No primeiro dia da chegada da carreta em cada cidade, especialistas do Parque Tecnológico e das empresas apoiadoras puderam apresentar seus produtos e falar sobre a relevância de tornar as cidades mais inteligentes para prefeitos, secretários e outras lideranças municipais.
“Já tínhamos uma demanda e até uma ordem do prefeito para buscar tecnologias para melhorar nossa gestão. A carreta veio no momento em que estávamos precisando dela. Isso porque o Parque Tecnológico nos mostrou que temos em nossa região uma instituição totalmente voltada para esse tipo de tecnologia”, avalia Diogo Leonel, Secretário Municipal de Finanças Adjunto de Campos do Jordão.
A prefeitura de Campos fechou contrato com a Geopixel, residente do PqTec. A empresa fornece soluções para tomada de decisão envolvendo geografia. “Colocamos a semente para começar um processo de criação de uma gestão para cidades inteligentes. Conseguimos abrir os olhos dos gestores para as possibilidades, o que dá margem para novas reuniões”, diz Manoel Ortiz, diretor da Geopixel.
A Compnet, associada do Parque, também começa a colher frutos da divulgação realizada com a carreta. Está negociando seu produto com as prefeituras de Pindamonhangaba, Caraguatatuba e Guaratinguetá. A solução apresentada pela empresa atua como um grande hub de integração entre os setores municipais, dentro de uma central de comando e controle na área de segurança, obras, saúde, eficiência energética, consumo de água. “É um grande concentrador de informações para que o gestor possa tomar decisão baseada em informações limpas e claras. O destaque da carreta é possibilitar o primeiro contato com os gestores em um ambiente diferenciado”, argumenta Luciano Trindade, diretor comercial da Compnet.