Por Daniela Oliveira, coordenadora de marketing da 7COMm, empresa associada ao APL TIC Vale
Por proporcionar muita segurança, Blockchain é geralmente atrelado a sistemas financeiros ou a assinaturas de contratos online. Mas a indústria também pode se beneficiar desses e de outros recursos.
Isso porque a tecnologia possibilita, em uma das suas funcionalidades e usabilidades, rastrear produtos de forma transparente ao longo de todo o ciclo de produção até o cliente final. Na linha de montagem, monitora os dados, gerando insumos para o controle de qualidade e para o setor de vendas, reduzindo custos e produzindo informações em tempo real para todos os participantes da cadeia.
Na logística, pode acompanhar todo o ciclo de movimentação dos insumos até o produto de forma facilitada e otimizar a entrega, ampliando a satisfação do cliente e fortalecendo a credibilidade da marca. Na parte financeira das indústrias, pode agregar muito valor em conciliação bancária, divergências financeiras e até gerar uma redução de custos considerável.
De acordo com Sergio Roberto Medeiros, head de Estratégia de Negócios e Alianças da 7COMm, o Blockchain é a chave para a evolução da cadeia de suprimentos e ajuda especialmente na redução de custos, meta perseguida constantemente pela indústria. “Com o Blockchain, todos os integrantes dessa cadeia de negócios têm a mesma visibilidade, as mesmas regras e, portanto, há redução significativa de divergências e agilidade em toda a jornada do negócio”, destaca Medeiros.
Além disso, prossegue o executivo, a indústria consegue registrar dados importantes do produto como número de série, rota, saída, chegada e lote, disponíveis para consulta de maneira ágil e segura. “Assim, há um ganho significativo de produtividade na operação”.
O que é Blockchain?
Blockchain é uma tecnologia baseada no protocolo P2P (comunicação de ponto a ponto). Tornou-se popular por ser base de atuação de criptomoedas (moedas digitais) e pelo seu potencial de agregar valor a diversos setores, conectando sistemas, pessoas e processos sem intermediação e de forma segura.
A tecnologia registra fielmente e em diversos locais todas as transações realizadas online: valores, bens, serviços ou dados confidenciais. Esses registros são chamados de blocos (blocks). Cada um deles contém o histórico criptografado dos blocos anteriores, isto é, a cadeia (chain), em uma arquitetura altamente segura.
Blockchain na Indústria 4.0
No processo de evolução para o conceito de Indústria 4.0, Blockchain é muito importante, porque gera eficiência e segurança à cadeia produtiva das empresas e a todos os parceiros envolvidos. O registro de informações sobre produção e distribuição, por exemplo, é um recurso estratégico, permitindo a troca de informações com clientes e fornecedores. Sem contar as tecnologias de rastreabilidade, que trazem diferenciais competitivos importantes, especialmente para a indústria alimentícia.
Outras aplicações apoiadas nessa tecnologia tornam as operações mais seguras contra fraudes, otimizam processos e reduzem gastos operacionais, fortalecendo a competitividade e a credibilidade do segmento industrial, não somente no Brasil como também no mercado internacional.
Se a sua empresa quer ingressar ou fortalecer a evolução do negócio para a Indústria 4.0, empodere a sua estratégia com Blockchain.