A BBChain, associada ao APL TIC VALE, criou uma solução de registro de duplicatas para que as empresas registradoras de ativos do país possam interoperar de maneira rápida, confidencial e segura.
A iniciativa atende a uma regulamentação do Banco Central, publicada em setembro de 2019, que estabelece que as registradoras adotem mecanismos que garantam a unicidade na utilização dos ativos financeiros nelas registrados como garantia em operações de crédito (gravames).
Após ter vencido o processo de concorrência aberto pela Associação de IMFs, a BBChain realizou o desenho da arquitetura aplicada, o desenvolvimento e a implementação de todos os componentes de software.
Baseada na tecnologia Blockchain CORDA Enterprise, a plataforma possui arquitetura inédita, combinando Corda com a base de dados distribuída COCKROACHDB, proporcionando alta disponibilidade, performance para operar milhões de duplicatas registradas, imutabilidade, rastreabilidade, além de transformar as informações dos títulos em criptografia, garantindo que nenhuma duplicata será registrada em mais de uma empresa.
“Essa rede foi projetada e construída para operar um mercado baseado em novos modelos de negócio, onde empresas registradoras de títulos poderão interoperar de forma segura e ágil, portabilidades e rastreamentos serão executados em tempo real. O mercado terá muito a ganhar com essa agilidade, segurança e robustez tecnológica”, afirma Felipe Chobanian, cofundador da BBCHAIN.
Trazendo mais segurança e transparência, a solução tem potencial para proporcionar diminuição de taxas e crescimento do mercado de empréstimos com garantia de duplicatas.