A cibersegurança é uma área muito importante o que torna muito necessário o seu debate. Este tema é o conjunto de políticas, softwares, hardwares e processos direcionados a manter a privacidade e integridade das informações e sistemas.
Em um ambiente desconhecido como a internet, os invasores, com ataques cada vez mais sofisticados, têm aproveitado as lacunas de segurança para sequestrar ou acessar informações confidenciais, podendo gerar problemas financeiros.
Veja abaixo algumas dicas contra ataques cibernéticos:
1 – Sites desconhecidos
Ao acessar sites desconhecidos é possível que o seu computador fique vulnerável à diversos tipos de ataque, como consequência da liberação do uso de cookies ou até mesmo instalações indesejadas. A prevenção é o melhor caminho, certifique-se de que o site é seguro.
2 – Instalação de app
Ao instalar um novo app no smartphone, pesquise sobre a idoneidade do desenvolvedor e procure sempre baixar das lojas oficiais (Apple Store ou Google Play por exemplo), evitando assim instalar um app infectado ou malicioso.
3 – Navegador
Por mais cômodo e ágil que possa parecer, salvar as senhas no navegador pode gerar um grande problema. Não faça isto, pois a maioria dos navegadores são vulneráveis e podem sofrer com ataques e acessos indesejados. Imagine o que poderia acontecer se alguém tivesse acesso aos seus dados bancários, senhas de e-mail e redes sociais. Atualmente existem aplicativos seguros, criados especialmente para guardar senhas. Pesquise e escolha o seu.
4 – Backup
Se por algum motivo você perder os dados do seu computador ou smartphone, o backup regular pode ajudá-lo. Com esta técnica, os dados são copiados automaticamente, seja na nuvem ou em outro ambiente físico, garantindo que você consiga acessá-los rapidamente.
5 – Antivírus
As ferramentas de antivírus são a primeira e principal barreira contra as invasões. Lembre-se que os invasores buscam por vulnerabilidades para invadir seu computador ou smartphone para “roubar” seus dados, por isso é fundamental manter o software antivírus também atualizado. Desta maneira você será alertado quando alguma ação desconhecida for executada, diminuindo assim os riscos.
6 – Assinatura digital
Com a assinatura digital os documentos eletrônicos são criptografados para associar o documento assinado ao usuário, garantindo segurança e integridade dos dados. É como o famoso “reconhecimento de firma” em cartórios, mas neste caso para os documentos eletrônicos. Importante salientar que assinatura digital e assinatura eletrônica são itens diferentes.
A cibersegurança pode parecer algo muito distante, mas está presente na nosso dia a dia. Fique atento!
Mais informações
(12) 2139-1750