A edtech XPerience, acelerada no Nexus, foi reconhecida hoje (26/5), por um projeto de inovação tecnológica conduzido com uma turma de aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental do colégio Henri Sellier de Suresnes, na França. O trabalho fez parte do programa “Les Startups à l’ècole”, uma iniciativa da incubadora pública francesa Agoranov.
Este programa tem como principal objetivo colocar startups em contato com escolas públicas na França, para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores. O projeto da XPerience foi selecionado entre diversos outros projetos para representar a Académie de Versailles em uma Jornada Nacional de Inovação.
A XPerience apresentou seu aplicativo e conteúdos 3D em realidade aumentada aos estudantes franceses e eles foram desafiados a criar suas próprias startups. Eles se dividiram em grupos, trabalhando de forma colaborativa, e preparam um ‘pitch’ em vídeo para apresentar suas ideias ao júri. Ao todo, foram criadas 32 startups, das quais cinco selecionadas como finalistas e por fim, uma foi selecionada e teve seu projeto desenvolvido em parceria com a equipe da XPerience. Como resultado, foi entregue um objeto 3D do sistema Terra, Sol, Lua, que apresenta os 3 astros e os fenômenos de eclipse solar e lunar. O conteúdo foi oficialmente publicado no aplicativo XPLabo e ficará disponível para todos os usuários do app.
“O excelente resultado deste projeto é uma prova de que estamos no caminho certo para contribuir na transformação digital do ensino. Esta primeira experiência só foi possível graças ao apoio de atores como a Choose Paris e a Business France, que nos ajudaram em várias frentes para chegarmos aonde chegamos.”, diz Tiago Scaff, CEO e fundador da XPerience.
O projeto teve início em outubro de 2020 e encerra no final deste mês de maio. “Como próximos passos, a XPerience pretende iniciar ainda no mês de junho um programa de incubação no Laval Technopole, visando implantar os primeiros pilotos em escolas e captar recursos locais para seguir adiante com o projeto na França”, acrescenta.
A imersão da startup na França seguirá neste ano. A partir de oportunidades identificadas e conduzidas pela equipe do Nexus e do Parque Tecnológico, a Xperience pretende iniciar ainda no mês de junho um programa de incubação no Laval Technopol. “Vamos implantar os primeiros pilotos em escolas e captar recursos locais para seguir adiante com o projeto na França”, acrescenta Scaff.