O Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) integra a comitiva que participa nesta semana do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovacão, que começou na segunda-feira (23) e vai até a sexta-feira (27), na Suécia.
O programa é promovido pelo CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro), com apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“Nossa missão é estreitar os laços do Parque Tecnológico com o ambiente de inovação sueco e também promover oportunidades de negócios e de desenvolvimento de projetos cooperados entre empresas brasileiras e suecas”, afirmou Luiz Fernando Carvalho, gerente de projetos em parceria público e privada do PqTec.
As empresas residentes Troya e Lace também integraram a comitiva brasileira, que conta ainda com representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do ITA, USP, IPT, Fapesp, entre outras instituições e empresas.
O grupo participou de palestras, workshops e realizou visitas técnicas a universidades, centros de pesquisa e empresas, entre elas, a Linköping University, o Mjärdevi Science Park e a Saab, empresa de defesa e segurança aeroespacial.
“O ambiente aqui é rico em tecnologia e inovação, a conexão entre universidade, empresa e parque tecnológico funciona bem e acredito que há uma significativa abertura das equipes suecas em cooperar com projetos tecnológico com o Brasil”, avaliou Luiz Carvalho,