Cada vez mais empresas de diversas partes do país são atraídas pelo ecossistema de inovação e empreendedorismo do Parque Tecnológico São José dos Campos.
Aqui, os empreendedores encontram uma infraestrutura de ponta e um ambiente fértil para a geração de novos negócios.
Um exemplo é a Ness Health, empresa que atua em transformação digital em medicina diagnóstica e acaba de chegar ao Parque. Transferiu sua base de desenvolvimento de software e hardware, automação e robótica de São Paulo para cá.
O cofundador e CEO da empresa, José Leovigildo, explica que encontrou no Parque o ambiente ideal para o crescimento da empresa: “O Parque Tecnológico é um centro de produção tecnológica para o mundo, o que influenciou em nossa decisão. Além disso, o vínculo com a academia, oferta de mão de obra qualificada e proximidade com grandes centros urbanos são diferenciais importantes.”
As obras da empresa devem ser concluídas até o final de maio. A Ness tem atualmente 80 funcionários e a mudança para São José será gradual. Leovigildo também afirma que devem ser contratadas cerca de 20 pessoas da cidade.
Oportunidades e qualidade de vida
Estudo divulgado em fevereiro de 2021 pela consultoria Macroplan, que comparou as 100 maiores cidades brasileiras com base no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal), coloca São José dos Campos como o quinto melhor município para viver no Brasil.
Em janeiro, a Endeavor divulgou ranking das cidades com maior potencial para empreender no Brasil, realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). São José dos Campos aparece em 6º lugar entre as 100 cidades mais populosas do país, atrás somente de grandes centros e com destaque nos indicadores mercado e inovação.