Iniciativa é do Parque Tecnológico São José dos Campos em parceria com a Softex Campinas
O Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com o Núcleo Softex Campinas (NSC), lança em 31 de março o Up Skill Vale – projeto de capacitação tecnológica para preparar mão de obra especializada em tecnologia da informação em todo o Vale do Paraíba. A meta do projeto é promover treinamento para até 2.000 alunos da região nos primeiros seis meses, tendo o objetivo de suprir a forte demanda de profissionais especializados nesse setor.
Os treinamentos são baseados em trilhas de formação: cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho quanto para quem busca uma recolocação ou guinada na carreira.
Os cursos são ministrados na plataforma Workover e são focados em soft e hard skills, para capacitar os profissionais a atuar em atividades de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, preparando recursos humanos para qualquer tipo de empresa que demande profissionais da área de sistemas e computação. Isso inclui, mas não se limita, a profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, dentre outras especialidades.
“As empresas precisam de novos modelos de contratação e temos de auxiliá-las na formação dos profissionais e dar suporte no preenchimento de vagas de TI. O APL TIC Vale, em parceria com a Softex, está alinhado a essa realidade”, diz Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale, programa do Parque Tecnológico que cuida internamente do projeto Up Skill Vale.
O Up Skill é parte de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação da Softex nacional e realização do NSC, com a participação de várias outras instituições de ciência e tecnologia do país.
Empresas parceiras
O projeto reúne aproximadamente 30 empresas parceiras de todo o Vale do Paraíba, que contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com as especialidades que são demandadas no mercado da região. É possível também customizar cursos adequados à necessidade de mão de obra das cidades. Os currículos daqueles que concluem os cursos são disponibilizados às empresas e entidades participantes e apoiadoras do projeto para que possam avaliar e, eventualmente, contratar estes profissionais.
“Iniciativas que preparem os profissionais para o mercado são fundamentais, mais ainda neste momento. TI é uma área com grande demanda e essencial em nossa região”, diz Alexsey Neves, responsável pelo Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.
Falta de profissionais de TI
A falta de mão de obra especializada é problema crônico para as empresas de TI brasileiras. A falta desses profissionais pode travar o crescimento das empresas locais de tecnologia da informação, dificultando todo o processo de retomada da economia e transformação digital. “Vemos a necessidade de formação em termos técnicos e comportamentais em qualificações que as instituições de ensino não atendem. Também existe um vazio tecnológico regional, isto é, áreas do conhecimento que demandam profissionais que não tem a devida formação para ocupar as vagas oferecidas”, esclarece Edvar Pera Jr., diretor executivo do NSC e responsável pela gestão do projeto.
Acesse a plataforma e cadastre-se: