Acordo com a prefeitura prevê o levantamento da viabilidade de implantação de um parque tecnológico na cidade fluminense, envolvendo universidades e centros de pesquisas locais
O Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) segue gerando conexões inteligentes e levando sua experiência além do Vale do Paraíba. Desta vez, a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) foi quem firmou um protocolo de intenções com o Parque, em reunião realizada na última terça-feira, dia 16/05. O objetivo é realizar levantamento da viabilidade de implantação de um parque tecnológico na cidade fluminense, envolvendo o poder público, o meio acadêmico, as entidades de classe e a iniciativa privada da região.
O PqTec foi representado por Amaury Acatauassú, Coordenador de Novos Negócios, que destacou o potencial socioeconômico de Campos dos Goitacazes.
“Campos tem um capital intelectual fabuloso, um bom conjunto de empresas e, sem dúvidas, tem toda a intenção do governo local de trazer um novo ciclo de desenvolvimento por meio da ciência, da tecnologia, inovação e empreendedorismo. Estes elementos são essenciais para a possível criação de um Parque Tecnológico. O PqTec espera contribuir, com sua expertise e metodologia, para que o sonho se torne realidade”, comentou Acatauassú.
Já o prefeito de Campos dos Goitacazes, Wladimir Garotinho, celebrou o papel crucial do Parque como transformador de ideias.
“O governo tem total interesse pela contribuição que o PqTec pode dar ao desenvolvimento de Campos, unindo nossos saberes para transformar oportunidades em novos negócios, como a criação de arranjos produtivos locais, desenvolvimento de polos de inovação tecnológica, entre outros. Nossa cidade tem uma posição estratégica para logística, uma vez que é cortada por duas rodovias federais e por estar próximo ao Porto do Açu. Além disso, contamos com políticas públicas para a promoção da inovação e empreendedorismo, visando o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população”, explica Garotinho.
Também participaram da reunião: a primeira-dama Tassiana Oliveira; o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Mário Concebida; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), Felipe Knust; secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves; o presidente do Fundo do Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Orlando Portugal; o procurador Geral do Município, Roberto Landes; o secretário de Comunicação, Sério Cunha; o chefe de Gabinete do vice-prefeito Frederico Paes, Marcelo Freire; e o presidente da Fundação Cultural de Campos, mantenedora do Uniflu, Adelfran Lacerda.