A OpenSense, startup incubada pelo Nexus hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos, anuncia o lançamento de sua plataforma de navegação nos ecossistemas de inovação brasileiros. A plataforma está disponível publicamente no endereço www.opensense.com.br, a plataforma combina tecnologias avançadas de mineração de dados com aprendizado de máquina, e é capaz de mapear, identificar e classificar automaticamente organizações inovadoras de todo do país, tais como universidades, parques tecnológicos, institutos de ciência e tecnologia, incubadoras, aceleradoras, startups, redes de inovação, e até ações governamentais de apoio à inovação.
Entre as principais funcionalidades, destacam-se os radares de inovação organizados por áreas geográficas, setores econômicos, potencial tecnológico e até a busca especializada de startups através de NLP (processamento natural de linguagem), organizados em hélices científicas, econômicas e governamentais, fornecendo visões espaciais e georreferenciadas dos ecossistemas de inovação.
De acordo com Marcos Marcon, CEO da empresa, a plataforma é uma resposta à necessidade urgente de incorporar ciência de dados aos times de inteligência de mercado, P&D e processos de inovação aberta de empresas, organizações e governos.
“O usuário é capaz de buscar qualquer organização ou empresa do ecossistema de inovação e se beneficia tanto do acesso aos milhões de registros já digitalmente coletados e classificados pela OpenSense, bem pode utilizar o serviço para enriquecer seus próprios dados. Por exemplo, ao cadastrar uma nova startup, a plataforma automaticamente identifica se a mesma já existe em nossa base. Imediatamente enriquece o cadastro do usuário com informações adicionais como o ciclo de vida, classificações econômicas, áreas de competência, investimentos, patentes, participação em programas de fomento, classificações fiscais, credenciamentos, prêmios, entre outras.”
A plataforma permite também que empresas organizem seus volumes massivos de dados sobre inovação, na maioria das vezes dispersos em planilhas e outros documentos não estruturados, para um ambiente de nuvem consolidado e monitorado com total segurança e privacidade. O usuário pode ainda optar pelo modelo de compartilhamento de dados. “Se fizer a opção pela modalidade de data-share, o usuário compartilha seus dados com outros usuários da plataforma. Em contrapartida beneficia-se da oferta exponencial de dados compartilhados por outros usuários que também aderiram à mesma modalidade. É uma relação com ganhos para todas as partes”, explica Marcon.
Disponível na modalidade “freemium”, a plataforma pode ser acessada gratuitamente por pesquisadores, empreendedores, gestores e executivos de inovação em empresas, hubs e governos e todos os usuários podem incluir suas iniciativas na plataforma sem qualquer custo. Serviços úteis de navegação nas hélices de inovação e acesso a dados estatísticos anonimizados e organizados por região ou tipo de organização inovadora também estão disponíveis nesta opção gratuita. Análises, buscas e prospecções avançadas, além de outras funcionalidades como data-share, consultas não anonimizadas e estúdio de ecossistemas estão disponíveis na opção “premium”, através de contrato sob medida a organização cliente.
A startup é incubada no Nexus, possui apoio da FAPESP PIPE para o desenvolvimento de sua tecnologia, foi vencedora na categoria Startup Geral do Innovation Awards 2022 – organizado pela GROW+ e ACATE, e venceu ainda o FIESP Acelera Startup 2022, categoria Smart Cities.