No dia 19 de novembro, o Nexus, hub de inovação do PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino com a realização da 5ª edição do Empreend’Elas. Com uma programação dinâmica, o evento reuniu mulheres empreendedoras do setor de tecnologia para compartilhar histórias inspiradoras e discutir temas essenciais para o desenvolvimento de startups, como inovação, liderança e estratégias de crescimento.
A jornada empreendedora feminina no setor tecnológico é marcada por desafios e oportunidades, e o Empreend’Elas foi projetado para ser um ambiente de troca e fortalecimento para mulheres que buscam criar e expandir negócios de base tecnológica. As participantes tiveram acesso a painéis interativos, mentorias e workshops, cobrindo desde a fase inicial de ideação até o amadurecimento e escalabilidade dos negócios.
As empreendedoras tiveram acesso a palestras sobre histórias reais de mulheres que conquistaram seu espaço no mercado de tecnologia, workshops de desenvolvimento com sessões focadas na gestão e superação dos desafios da jornada empreendedora e mentorias com orientação prática para os desafios específicos de cada participante.
“A jornada empreendedora é desafiadora, especialmente para as mulheres, que enfrentam o desafio de equilibrar a vida pessoal e profissional, lidar com as incertezas do mercado e superar a histórica sobrecarga de trabalho. No Nexus, por meio do programa Empreend’Elas, buscamos transformar essa realidade. Oferecemos suporte com programas focados no desenvolvimento de startups, uma ampla rede de mentores, conexões estratégicas e capacitações que impulsionam iniciativas empreendedoras femininas. Nosso objetivo é ampliar a representatividade feminina em startups de base tecnológica, um desafio que exige esforço coletivo e o comprometimento de toda a sociedade”, afirma Barbara Rocha, analista de relações empresariais do Nexus.
Sobre o Empreend’Elas
Nossa iniciativa nasceu da necessidade de equilibrar a representatividade no mundo dos negócios, especialmente na área de tecnologia, onde as mulheres ainda são minoria. Acreditamos que este é o momento de inspirar e capacitar mulheres a fazerem a diferença em um mercado predominantemente masculino.