O Programa Ideiaz Powered by InovAtiva, uma iniciativa da Anprotec com o Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, anunciou na segunda-feira (19/9), as incubadoras e aceleradoras selecionadas para o 4ª ciclo do programa. O Nexus, hub de inovação do Parque Tecnológico, está entre as 20 selecionadas — esse é o segundo ano que o Nexus participa da iniciativa, ao todo 27 projetos, do Ideiaz, já foram incubados no hub.
Para Rodrigo Leão, Co-founder da startup Brainlab que foi incubada no Nexus na edição anterior do Ideiaz, a experiência no hub de inovação do PqTec foi extremamente frutífera. “O profissionalismo e a receptividade da equipe do Nexus foram essenciais na nossa curva de aprendizagem e desenvolvimento. Através das oficinas e mentorias, a nossa ideia ganhou um nome e forma. Além disso, o planejamento e a metodologia de acompanhamento foram essenciais para que a ideia tenha dado os primeiros passos rumo a se tornar uma startup saudável”, finaliza do empreendedor.
Nesta rodada, cinco projetos foram designados para o hub de inovação do PqTec, são eles: Economia Circular de resíduos de pneus e materiais plásticos no DF; Rede Compartilhada de Notícias; Experiência transparente; JurisTech; Shanzo. De acordo com Alessandro Valério, head do Nexus, “Para nós é uma honra apoiar projetos em fase de ideação de todo o Brasil. Por meio de nosso trabalho essas ideias ganham corpo e ficam mais resilientes para avançar para os próximos passos da jornada empreendedora.”
O empreendedor que deseja participar da iniciativa, deve se inscrever nas chamadas públicas que são abertas todos os anos – através delas é possível selecionar projetos em estágio de ideação que irão receber, gratuitamente, mentorias, assessorias, consultorias e qualificações 100% online para desenvolver o negócio. Os selecionados são atendidos pelas incubadoras e aceleradoras de todo o país, credenciadas no Programa Ideiaz. Um plus para o empreendedor vinculado ao hub de inovação do PqTec, é o fato do Nexus ser a segunda incubadora e aceleradora a obter certificação máxima de maturidade do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), o que significa, possuir maturidade suficiente para consolidar o seu sistema de gestão da inovação e promover o desenvolvimento de startups.
“O resultado do Ideiaz é fruto, em especial, da parceria que a Anprotec tem com os mecanismos da sua rede que são responsáveis pelo atendimento dos projetos na ponta com o objetivo de ajudá-los a transformar as ideias em novos negócios inovadores”, diz Polyana Targino, gerente de projetos Anprotec. É muito importante poder contar com o Nexus em mais essa iniciativa por saber da sua competência, experiência e comprovada qualidade do atendimento, completa a gerente de projetos.