Em maio, Leandro Costa, ex-coordenador de Internacionalização do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), assume a gestão do Nexus, hub de inovação do PqTec. Costa entra no lugar de Alessandro Valerio, que deixou o Parque em abril para assumir novos desafios profissionais.
Com vasta experiência na área de inovação e empreendedorismo, Costa tem como missão liderar o Nexus em sua jornada de crescimento e expansão, buscando novas oportunidades de negócios, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas e instituições de renome. Além disso, visa consolidar ainda mais o hub – eleito recentemente uma das cinco melhores incubadoras de startups do mundo – como um centro de referência em inovação e empreendedorismo global, atraindo investimentos e gerando impacto econômico e social no Vale do Paraíba.
Em uma conversa com a equipe de comunicação do Parque Tecnológico, Costa contou o que motivou a aceitar a promoção e deu uma dica de livro. Leia mais abaixo.
Por que você escolheu trabalhar com empreendedorismo e inovação?
Na verdade, o empreendedorismo e a inovação aconteceram na minha vida. Eu vim de uma carreira nada linear em termos acadêmicos e um determinado momento resolvi empreender, criando uma escola de inglês e uma agência de intercâmbio em Itajubá, sul de Minas. Este foi meu ponto de início com o empreendedorismo mão-na-massa e prático. Depois, estudando e conhecendo mais do assunto, trabalhei estruturando programas de empreendedorismo e inovação dentro do ensino superior e no ecossistema de startups em estágios iniciais. Em paralelo, fiz diferentes cursos na área, entre eles meu mestrado em Empreendedorismo e Inovação.
Há quantos anos você atua com empreendedorismo?
Há 12 anos.
O que o motivou a deixar a área de internacionalização e ir para a gestão do Nexus?
Acredito que tenha sido uma mistura de entender o empreendedorismo e inovação como parte do meu propósito de cooperar com pessoas para que gerem valor no mundo e do desafio de levar o Nexus para um novo patamar de mobilização do ecossistema e impacto positivo na região, Brasil e mundo.
O que diferencia o Nexus de outros ambientes, na sua opinião?
Os diferenciais são diversos, porém um dos mais fortes – e que está totalmente em sintonia com o PqTec – é a força do nosso ecossistema para gerar conexões inteligentes. Além de termos um programa de desenvolvimento de startups Top 5, de excelência, a gente também conta com todo um ecossistema de suporte que possibilita e faz nossas startups terem uma alta taxa de sucesso.
E sua família?
Sou casado, tenho um filho de 4 aninhos e um cachorro. Clichê, mas com certeza eles são hoje minha base e porto seguro para tudo que acontece na minha vida.
Você indicaria um livro que impactou a sua trajetória profissional?
Fugindo um pouco dos tradicionais de empreendedorismo e inovação, eu indicaria o “Essencialismo: A disciplinada busca por menos”, do Greg McKeown. Uma lição de vida de como otimizar e focar naquilo que é mais importante.