A fim de dar espaço a ideias para bons negócios, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) seleciona até o dia 1º de abril empresas e projetos para o Programa Municipal de Incubadoras. Podem participar desde empreendedores com ideias ainda no papel até startups já estabelecidas. Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação – modelo de negócio e poder de execução – além de workshops e pitch.
O edital contempla as três incubadoras da cidade: a Incubaero, instalada no ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica), a Incubadora da Univap e o Nexus, do PqTec. Ao todo, são 20 vagas. Especialistas do PqTec avaliarão cada projeto e encaminharão para a incubadora mais adequada. “O Parque é gestor do programa e tem o papel de puxar o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação da região, unindo forças e posicionando São José como uma cidade empreendedora, pronta para receber novas startups”, explica Alexandre Barros, gestor de Empreendedorismo e Inovação do PqTec.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Um diferencial desta seleção é a possibilidade de o candidato se inscrever mesmo que ainda não tenha CNPJ constituído. As propostas podem vir de qualquer cidade.
Aceleração
Além das vagas para o processo de incubação, o PqTec abrirá pela primeira vez dez vagas para a aceleração de empresas.
Enquanto a incubação é focada em jovens empresas de base tecnológica voltadas, por exemplo, para a indústria 4.0, internet das coisas, TI, mercado aeroespacial ou da saúde, a aceleração tem foco em startups digitais, jovens empresas com grande potencial para crescer de forma rápida. Assim, o programa de incubação é de até dois anos e o de aceleração dura até um ano.
“Estar em um parque tecnológico é um grande diferencial para todos os perfis de startups, por conta da rede de parceiros, de mentores e de investidores, além das universidades aqui instaladas”, analisa Barros.
Novidades
Com a experiência adquirida em seus 11 anos de atuação, o Parque Tecnológico São José dos Campos percebeu que as jovens empresas digitais precisam de apoio específico para crescer de forma exponencial.
É por isso que o programa de aceleração para startups digitais passou a fazer parte do edital. Depois de uma avaliação das necessidades das jovens empresas, a incubadora de negócios do PqTec passou por uma evolução conceitual e estrutural e passa a se chamar Nexus, que funciona como o hub de inovação do parque com programas de incubação e aceleração.
Outra novidade do PqTec é a parceria com a Amazon. As empresas selecionadas para ficar no Nexus, tanto na incubadora como na aceleradora, vão receber créditos para participar do programa Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de serviços em nuvem segura que oferece poder computacional, armazenamento de banco de dados, distribuição de conteúdo e outras funcionalidades para ajudar as empresas em seu dimensionamento e crescimento.
Mais informações no link do edital.