Em cerimônia virtual realizada na terça-feira (4/5), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, fez o anúncio do resultado da chamada de propostas Fapesp – MCTI – CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas (CPA) em Inteligência Artificial (IA). Participaram do evento o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gustavo Gontijo e a secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa.
O Comitê Gestor da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), recomendou, por unanimidade, a aprovação de seis propostas. São elas: A proposta liderada por André Carvalho da Universidade de São Paulo; Virgílio Almeida da Federal de Minas Gerais; João Romano da Unicamp; Antônio José da Silva Neto, do Senai Cimatec, na Bahia; José Andrade Júnior da Universidade Federal do Ceará, e Jeferson de Oliveira Gomes, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O Parque Tecnológico São José dos Campos é uma das instituições parceiras do IPT para o desenvolvimento das pesquisas. Por meio de seus programas, poderá fazer conexão entre empresas e universidades para o desenvolvimento dos projetos.
Para o ministro Pontes, cada um desses centros, focados seja em Agro 4.0, Saúde 4.0, Indústria 4.0 ou Cidades Inteligentes 4.0, diretamente relacionados com Internet das Coisas (IoT) e a Estratégia de IA, significa um conjunto de atividades que vão proporcionar importantes resultados para o país. “Na produção de novos empregos, novas empresas, no trabalho direto, é a importância da inteligência artificial em diversos setores, e como isso pode contribuir para maior eficiência, maior precisão dos sistemas, maior segurança para todos nós”, ressaltou.