O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos anuncia a conclusão da primeira edição do programa Soft Landing, um marco para a internacionalização de empresas de tecnologia e para o fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro. Realizado pelo departamento de Negócios Internacionais do PIT, o programa foi projetado para capacitar empresas estrangeiras Chilenas a ingressarem no mercado brasileiro com segurança, oferecendo formação específica em cultura, legislação, contabilidade e inovação do país.
Na sua primeira edição, o programa focou em atrair startups chilenas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com aplicações em áreas como Agronegócio, Indústria 4.0, Cidades Inteligentes e Varejo. As empresas participantes se beneficiaram de uma jornada completa, com treinamentos intensivos, painéis, mentorias e oportunidades de matchmaking, somando 14 painéis 12 atividades. Ao todo, três startups foram escolhidas para imersão no ecossistema brasileiro, destacando-se pela inovação e potencial de crescimento no mercado nacional.
As startups participantes XPertIA, Kura Biotech e e-Digital trouxeram soluções tecnológicas inovadoras e alinhadas às demandas brasileiras. A XPertIA, apresentou a sua solução da plataforma “Mentoris”, uma ferramenta de mentoria virtual baseada em inteligência artificial, ideal para apoiar programas de incubação e aceleração com feedback em tempo real. Já a Kura Biotech trouxe tecnologia para otimização de enzimas utilizadas em biotecnologia, e a e-Digital uma plataforma de digitalização e gestão de documentos, que agiliza e garante a segurança em processos de assinatura e autenticação digital.
O impacto do programa foi mensurado por diversos indicadores de qualidade, evidenciando o sucesso da iniciativa: foram 18 jornadas de satisfação com índice de satisfação do cliente (CSAT) de 100%, 9 sessões de mentoria e uma forte rede de apoio composta por 8 mentores do Nexus Circle e 4 parceiros da rede PIT. Além disso, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) formalizou cooperações futuras, ampliando a rede internacional do PIT.
“Incentivar a conexão com startups como essas por meio do programa Soft Landing é essencial para fomentar a internacionalização e integração dessas empresas ao mercado brasileiro. Para o PIT, liderar essa primeira iniciativa em um parque tecnológico brasileiro reforça nosso papel como pioneiro na criação de uma rede global de inovação, posicionando São José dos Campos como referência internacional,” afirmou Maria Clara Nogueira, Coordenadora de Internacionalização do PIT.
Com o sucesso desta primeira edição, o PIT segue empenhado em consolidar o programa Soft Landing e ampliar sua atuação, atraindo novas empresas estrangeiras para o Brasil e contribuindo para a expansão e o fortalecimento do ecossistema de inovação nacional. As empresas graduadas no programa irão seguir com o acompanhamento do time de internacionalização para ações em 2025.