Articular esforços, meios e recursos com o propósito desenvolver agendas conjuntas voltadas para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde. Este é o principal objetivo do Parque Tecnológico São José dos Campos e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) ao assinarem um Termo de Cooperação nesta terça-feira, 07/11, nas dependências do PqTec.
Com duração inicial de quatro anos, o Termo vai amparar o desenvolvimento de soluções em TIC que possibilitem a melhoria da qualidade assistencial e da gestão de saúde pública das populações atendidas pelos serviços de saúde administrados pela SPDM. A entidade, com sede em São Paulo, SP, administra hospitais, ambulatórios, prontos socorros, clínicas e programas de saúde em nove estados brasileiros. Em São José dos Campos, faz a gestão do Hospital Municipal e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
“Com esse Termo de Cooperação, o Parque e a SPDM abrem a possibilidade da realização de uma infinidade de projetos em parceria”, disse o diretor geral do PqTec, Marco Antonio Raupp. O secretário de Inovação e Desenvolvimento de São José, Alberto Alves Marques Filho, revelou que “a Prefeitura deposita enormes expectativas” com o convênio.
Já o diretor presidente da SPDM, Ronaldo Ramos Laranjeira, destacou que a parceria com o PqTec tem como pano de fundo a ciência, a tecnologia e a inovação, “que são o melhor caminho para o Brasil construir o seu futuro”, afirmou.
Os primeiros trabalhos cooperativos entre o Parque e a SPDM já estão definidos. Serão o desenvolvimento de softwares para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e para o Hospital Municipal de São José dos Campos e demais unidades de internação no município.
No primeiro caso, os objetivos maiores se concentram no acolhimento e atendimento a pacientes. No segundo, os propósitos dizem respeito ao controle de vagas, transferência de pacientes, integração com o SAMU e gestão de dados clínicos de pacientes.
“Já estamos trabalhando para que, em breve, o Parque e a SPDM tenham mais projetos para melhorar o sistema de saúde pública”, avisou Raupp.