O Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp, sediado no Parque Tecnológico, abriu processo seletivo para o programa de pós-graduação em desastres naturais. As inscrições para mestrado e doutorado podem ser feitas até 17 de junho.
O programa enfoca, prioritariamente, os principais desastres naturais que ocorrem no país de origem tipicamente hidrometeorológica e climática (como deslizamentos de massa, inundações, enxurradas, impactos de secas severas e incêndios florestais) e que são monitorados e acompanhados pelo Cemaden.
A estrutura de laboratório será compartilhada entre o Cemaden, Unesp e o Parque Tecnológico. Essas instituições fornecerão laboratórios, instrumentação de campo, base de dados e infraestrutura para atender as necessidades das três linhas de pesquisa propostas.
O Cemaden vai disponibilizar sua rede observacional de sensores em todo território nacional, a infraestrutura e os equipamentos para monitoramento de movimentos de massa em sua área experimental situada na cidade de Campos do Jordão. O Cemaden dispõe ainda de um Centro de Operações que funciona na sua sede no PqTec e que poderá ser utilizado pelo programa de pós-graduação
Os alunos poderão ainda se beneficiar da rede de laboratórios do Parque, que foram criados em parceria com instituições e empresas públicas e privadas. Estes laboratórios possuem uso compartilhado para as empresas residentes e universidades sediadas dentro e fora do PqTec.