12 bilhões de dólares. Esse é a cifra que a nanotecnologia movimenta hoje no mundo. Em 2015, é esperado que esse número atinja a marca de 1 trilhão de dólares. Conhecida como a tecnologia do futuro, a nanotecnologia será o assunto do 4º Workshop Nanoaeroespacial, que ocorrerá em São José dos Campos, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Tecnológico, e poderá discutir a nanotecnologia no Vale, no Brasil e no mundo.
O assunto foco deste ano é a aplicação da nanotecnologia para ambientes extremos e seu impacto no futuro do país. O objetivo é gerar soluções para os mercados aeroespacial, defesa, industrial e de energia, que buscam novas tecnologias para seu crescimento tecnológico e inovação.
“Este ano teremos palestrantes ilustres, como o Professor Sérgio Mascarenhas, que oferecerá a palestra inaugural sobre os desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação neste século. Várias empresas da região também já confirmaram a participação como Embraer, Asmec, Agilent, VSE/Vale, entre outras”, conta Milton Lima, pesquisador do IEAv e organizador do evento.
Além de aplicações da nanotecnologia em materiais, dispositivos e sistemas aeroespaciais, o 4º Workshop Nanoaeroespacial também abordará: armazenamento de energia; catálise; células à combustível; materiais nanoestruturados (incluindo compósitos); superfícies micro e nano-estruturadas; nano-eletrônica, materiais e dispositivos eletrônicos; sensores; materiais absorvedores de radiação; monitoramento ambiental; nanofotônica; micro e nanofabricação e equipamentos para condições adversas.
O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. As inscrições já estão abertas. Acesse www.nanoaeroespacial.org.br ou entre em contato com o Cecompi pelo telefone (12) 3876.7780.