A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de São José dos Campos apresentam o projeto de construção do novo campus nas instalações do Parque Tecnológico da cidade (Rodovia Presidente Dutra, km 137,8), no distrito Eugênio de Melo, e assinam o contrato de execução das obras com a empresa Paulitec, vencedora da licitação.
As obras terão início a partir de janeiro de 2012 e o prazo previsto para a construção é de 18 meses. Os investimentos previstos são de R$ 62,5 milhões, que incluem a construção de dois blocos (que somam mais de 20 mil metros quadrados de área construída); terraplenagem, estacionamentos, preparação do terreno de 126 mil metros quadrados para futuras expansões, construção da praça esportiva, vestiários e área de lazer.
De acordo com o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da Unifesp em São José dos Campos, Armando Zeferino Milioni, essas obras são de suma importância para o processo de expansão da Unifesp na região. Com elas, poderemos ter uma infraestrutura completa, da biblioteca ao restaurante universitário, passando pelas salas de aula e laboratórios acadêmicos, o suficiente para abrigar nossos docentes, servidores e alunos de graduação e pós-graduação até pelo menos 2015, quando uma nova expansão será necessária.
O Parque Tecnológico de São José dos Campos é um dos mais ativos do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. A oportunidade de atuação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e demais entidades de ensino superior presentes na estrutura do Parque é muito vantajosa, pois propicia sinergia profissional, ganhos em escala, uso compartilhado de equipamentos e oportunidades de aplicação em estudos, explica o diretor.
Em protocolo assinado em 23 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de São José dos Campos assumiu o compromisso de doar áreas adicionais para as demais fases da expansão do ICT na mesma região do Parque. De acordo com o plano decenal da Unifesp para o ICT, que abrange o período 2011-2020, ao término da implantação desse plano a instituição contará com 300 servidores, 500 docentes, 5.000 alunos de graduação e 1.500 de pós-graduação.
Uma de nossas maiores metas na Educação sempre foi a de ampliar o número de vagas em universidades públicas. Tenho convicção de que, unindo a vocação tecnológica de São José dos Campos à oferta de ensino superior de qualidade, estaremos garantindo um futuro brilhante aos nossos jovens e, consequentemente, à nossa cidade, destaca o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.
A área do Parque Tecnológico que receberá a Unifesp é ampla e fica em uma região de muito verde, que abriga outras instituições de ensino. Desta forma, São José dos Campos brevemente contará com uma verdadeira Cidade Universitária, finaliza Milioni.
ICT – O Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp em São José dos Campos foi concebido levando em conta a inegável vocação científica e tecnológica do Vale do Paraíba. Seguindo o cronograma do projeto Unifesp/REUNI, em 2007 e 2009 foram implantados os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e em Matemática Computacional, respectivamente. Em 2011, o ICT inicia o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e as Engenharias de Materiais e Biomédica. Para 2012 e 2013 estão previstas mais três modalidades de Engenharia: a de Energia, de Controle e Automação e de Computação.
Além da criação de novos cursos de graduação em São José dos Campos, o projeto de expansão da Unifesp inclui a criação de programas de pós-graduação, sempre investindo na proposta inicial de diversificar as áreas de abrangência da Instituição, mantendo seu padrão de excelência.
Hoje, o ICT conta com 51 docentes e cerca de 650 alunos de graduação. Em 2011, o instituto ofereceu 300 vagas para novos alunos de graduação. A previsão é a de aumentar 50 vagas a cada ano, até atingir mil vagas/ano nos cursos de graduação.