O Parque Tecnológico São José dos Campos em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), realizam uma Trilha de Inovação da Arquitetura e Urbanismo – composta de dez encontros com diferentes temas. A parceria entre as instituições tem como objetivo promover conexões e estimular inovações no setor de construção civil, sempre pensando na sustentabilidade.
A trilha irá acontecer em formato híbrido – os participantes poderão ter uma experiência presencial e de networking no hall de eventos do Parque Tecnológico. Os conteúdos também serão transmitidos online, no canal do Youtube do PqTec, para aqueles que não conseguirem se deslocar até São José dos Campos.
A Trilha é um evento aberto ao público com temas relevantes para engenheiros, arquitetos, estudantes de cursos afins, entusiastas do setor e representantes de empresas que fazem negócios com o segmento de construção civil. “Trata-se de uma iniciativa importante do PqTec para ampliar a disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo aos arquitetos e profissionais vinculados à construção civil “, afirma Luiz Carvalho, coordenador de projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos.
Será uma oportunidade para aprender e debater novos modelos e soluções que podem ser utilizadas na construção civil, de forma estratégica e inteligente, beneficiando o meio ambiente com a redução do uso dos recursos naturais – de acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, atualmente o construção e a manutenção da infraestrutura do país consomem até 75% dos recursos naturais extraídos, sendo a cadeia produtiva do setor a maior consumidora destes recursos da economia. A adoção de práticas sustentáveis gera uma valorização do produto final e possui um importante papel para o planeta e a sociedade.
Sobre a Trilha
A primeira conferência acontece no dia 17 de maio, das 13h às 17h, e irá abordar sustentabilidade em processos inovadores, um conceito que pode ser aplicado em diferentes áreas. “Quando falamos em inovação e sustentabilidade na construção civil, é necessário ressaltar que elas caminham juntas, somando forças na busca da modernização de processos nas empresas e preservação do meio ambiente, além de resultar em novas oportunidades de negócios, mercados e redução de custos”, explica Luiz Carvalho.
Clique aqui e inscreva-se.
Confira o cronograma dos próximos encontros
- 31 de maio: O papel do BIM em processos de inovação para arquitetura e urbanismo
- 14 de junho: Da caverna ao futuro
- 28 de junho: Qualificação avançada no setor de arquitetura e urbanismo
- 14 de julho: Cidade inteligente e legislação inteligente
- 26 de julho: ESG na arquitetura
- 09 de agosto: Inovação no setor
- 16 de agosto: Desafio para o setor de arquitetura e urbanismo
- 23 de agosto: Rodada de negócios
- 29 de agosto: Workshop 360