No seu sexto ano de execução, o Ranking 100 Open Startups de 2021 trouxe mais uma vez as empresas da nova economia que mais se destacaram na realização de inovação aberta com as companhias tradicionais.
Três empresas acompanhadas pelo Parque Tecnológico apareceram entre os dez primeiros em três categorias: Autaza, Dom Rock e VOA.
Um destaque realmente relevante. O ranking é realizado a partir de informações geradas pelo próprio mercado e dados coletados pela plataforma de matchmaking da Open Startups. Em 2021, foram quase 4 mil corporações participantes e um número recorde de registros de startups – 18.000 iniciativas foram consideradas.
De acordo com dados da premiação, a atividade de inovação aberta com startups cresceu em quase 100%. Apesar da pandemia, foram declarados mais de 25 mil relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, frente a menos de 14 mil em 2020.
Com esse aumento significativo em relações e contratos inovadores, também houve um aumento na concorrência para uma posição na premiação. A pontuação mínima subiu para 141 pontos, um aumento de 76% em comparação aos 80 pontos da última edição.
Além do ranking geral das 100 startups de maior destaque para o mercado corporativo, a 100 Open Startups também premiou outras 31 categorias.
A Autaza, startup graduada no Nexus e residente no PqTec ficou entre as 10 empresas de destaque na categoria Autotech. A Dom Rock, também residente no Parque, foi selecionada entre as dez melhores na categoria Big Data.
Já a VOA, empresa associada ao APL TIC VALE, foi destaque na categoria Agritech.
A premiação do ranking ocorreu no dia 27 de outubro, em evento online, e contou ainda com eventos exclusivos de interação entre startups e grandes corporações também reconhecidas com expoentes em inovação aberta.