Começou na segunda-feira (16) e vai até a sexta-feira (20) o Seminário sobre o Desenvolvimento da Indústria Espacial, organizado pela empresa estatal ucraniana Yuzhnoye no Parque Tecnológico São José dos Campos. O evento tem o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT).
Durante a abertura do seminário, a Yuzhnoye confirmou a intenção de abrir um escritório em São José dos Campos. O anúncio foi comemorado pelos diretores da Associação Aeroespacial Brasileira (AEB), representantes da Prefeitura e do Parque Tecnológico que estiveram no evento.
Até sexta-feira (20), o evento deve discutir temas como o desenvolvimento de veículos de lançamento, foguetes, satélites e sistemas de defesa.
Os dois países – Brasil e Ucrânia mantêm acordo de cooperação projetos conjuntos no setor aeroespacial e que resultou na formação da binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). O principal produto da companhia é o é o lançador de satélites Cyclone-4, apresentado em 2003. A parceria prevê o uso conjunto do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, para lançamentos comerciais.