Seminário de Tecnologia, que reunirá empresas e instituições de pesquisa, é lançado no Parque Tecnológico – São José dos Campos, no Vale do Paraíba
O Seminário de Tecnologia São José TecMaq Show foi lançado no dia 30 de novembro, no Parque Tecnológico – São José dos Campos (PqTec SJC). A iniciativa integra um amplo programa desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica nas empresas do setor e, com isso, combater os efeitos da desindustrialização do País.
O São José TecMaq Show será realizado com o envolvimento do PqTec SJC, de empresas, faculdades, universidades e institutos de pesquisa do Vale do Paraíba. A solenidade de lançamento teve a presença do presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, do prefeito de São José, Eduardo Cury, e do diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp.
O evento, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro de 2011, no PqTec SJC, foi apresentado pelo vice-presidente regional da Abimaq. Mário Sarraf informou que o seminário contará com sessões técnicas e comerciais, apresentação de trabalhos e estudos de caso, análises de novas tecnologias e soluções industriais. “O objetivo é aproximar fabricantes, empresas usuárias de máquinas e equipamentos, pesquisadores, engenheiros e outros especialistas para que possam compartilhar experiências, avaliar tendências e propor projetos que resultem em inovação tecnológica para o setor”, afirmou.
Sarraf observou que a Abimaq reúne 27 setores, que representam toda a indústria de transformação existente no Brasil. E como a maioria desses setores tem sido afetada com a importação de máquinas e equipamentos, especialmente de países como China e Coreia, “é preciso criar condições favoráveis para o desenvolvimento de inovações tecnológicas que contribuam para o aumento da competitividade das empresas brasileiras”, afirmou o vice-presidente da Abimaq. “Os juros e a carga tributária elevados são prejudiciais, mas se não investirmos em inovação a nossa indústria ficará obsoleta e não terá qualquer condição de competir no mercado global”.
Em breve será feita uma chamada de trabalhos, em diferentes áreas da produção industrial, para serem apresentados no Seminário, em setembro de 2011. Apesar de reunir empresas e instituições de pesquisa localizadas no Vale do Paraíba, Sarraf informou que os resultados do São José TecMaq Show visarão beneficiar as empresas de todo o País.
PARCEIROS – No lançamento do São José TecMaq Show estiveram presentes representantes de várias empresas e instituições de pesquisa que já fazem parte do Conselho Técnico do evento, como Unesp, Fatec e ETEP Faculdades.
Marco Antonio Raupp, diretor geral do Parque Tecnológico – São José dos Campos, enfatizou a importância do trabalho cooperativo para aumentar a competitividade das empresas brasileiras. “É nosso dever nos associarmos e colaborarmos com esse tipo de iniciativa. O São José TecMaq Show será o primeiro evento de uma parceria que deve durar muitos anos”, disse.
Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos, afirmou que a Abimaq pode ser considerada “um exemplo dentre as entidades empresariais no Brasil”. Para ele, a Associação tem uma visão clara dos fatores que dificultam o desenvolvimento do País.
“Estamos vivendo uma guerra mundial de competitividade no setor industrial”, disse Cury. “As parcerias em torno do São José TecMaq Show certamente vão gerar novos conhecimentos para ajudar o País a ser mais competitivo no mercado internacional”, apontou.