Aconteceu hoje, dia 5, no Parque Tecnológico São José dos Campos, a reunião de planos para a Recertificação de Cidade Inteligente para dar início ao processo de revalidação do certificado de Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável concedido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em março de 2022.
A certificação de acordo com três normas internacionais ISO (37120, 37122 e 37123) tem validade de um ano.
Nesta quarta-feira (4), foi publicada portaria no Diário do Município criando um comitê consultivo destinado ao trabalho da recertificação.
Foram nomeadas 33 pessoas, entre servidores municipais e integrantes do Parque Tecnológico e de uma consultoria especializada para trabalharem no processo.
O grupo seguirá o mesmo método de trabalho realizado por ocasião da primeira certificação. As secretarias municipais e órgãos vinculados ao município, como Urbam (Urbanizadora Municipal S/A), fornecem informações e evidências do cumprimento dos indicadores solicitados nas normas internacionais.
Também serão coletados e atualizados informações relacionadas a órgãos estaduais como Sabesp e Cetesb, entre outros. O trabalho de revalidação deve durar três meses.
O diretor-geral do PqTec, Jeferson Cheriegate, comenta sobre a participação do Parque no processo. “Nós estamos muito felizes como Parque por poder apoiar novamente a Prefeitura de São José dos Campos na recertificação do município como uma Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, é uma fase muito especial porque, desta vez, a Prefeitura terá a oportunidade de se aprofundar em todos os indicadores e isso significa tornar isso, que foi uma conquista ano passado, em algo perene para o município que vai gerar uma série de benefícios a longo prazo. Nós estamos extremamente honrados por poder fazer parte disso mais uma vez!”, celebra Jeferson.
Certificação
São José foi o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, com base em três normas internacionais ISO, regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).
Entre os indicadores que levaram São José dos Campos a receber os títulos estão práticas inovadoras de gestão pública. Entre eles, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país.
A Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, também teve avaliação de destaque.
Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, novo sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite e análise e detecção de mudanças no território, entre outras iniciativas.