São José dos Campos e o governo da China selaram neste sábado (20) uma parceria de cooperação tecnológica. O entendimento ocorreu durante a visita de uma comitiva liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia chinês, Wan Gang, ao Parque Tecnológico da cidade. O encontro mostrou que uma das áreas de interesse mútuo envolve o desenvolvimento e a produção de veículos elétricos.
A delegação chinesa foi recebida pelo diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, pelo prefeito Carlinhos Almeida, vice-prefeito Itamar Cóppio e por vários secretários. Também participaram da reunião o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Braga Coelho e representantes da Boeing, da Embraer e da empresa chinesa BYD, líder mundial em produção de baterias e que também desenvolve veículos elétricos.
Durante a visita, a comitiva chinesa apresentou a política de parques tecnológicos do país e as perspectivas de cooperação com o Brasil. O diretor do Parque de São José mostrou a estrutura disponível em São José e a evolução tecnológica da cidade desde a década de 60, além de lembrar que a China já mantém uma parceria com a cidade, por meio do Inpe, na produção de satélites.
As apresentações demonstraram que há um interesse comum na área de veículos elétricos. A China é um dos países líderes no desenvolvimento de carros com essa tecnologia. Depois da reunião, o diretor do Parque Tecnológico e o prefeito puderam conhecer e dirigir um carro da BYD, acompanhados do ministro chinês.
É um trabalho que vai além da produção de carros. Envolve todo um trabalho de pesquisa em tecnologia de energia limpa e renovável. Temos uma frota de 350 ônibus e cerca de mil veículos na prefeitura, onde podemos aplicar esse conhecimento das empresas de base tecnológica, explicou o prefeito.
A prefeitura, por meio da Urbam, já tem um projeto para desenvolvimento de um carro elétrico para prestação de serviços públicos. O projeto, batizado de Muriqui, foi apresentado aos chineses durante a reunião.
Nós temos várias trocas bilaterais profundas. Há interesse governamental de fazer negócios com vocês. Agora temos que escolher a direção correta dos projetos, afirmou Wan Gang, antes de sinalizar que “muitas empresas chinesas têm grandes expectativas em relação a investimentos no Brasil.” O ministro chinês convidou o diretor do Parque, o prefeito e empresários locais a visitarem a China em setembro, quando será realizada uma conferência sobre parques tecnológicos no país.
É de nosso total interesse estender cada vez mais essa parceria com a China, uma das maiores potências econômicas do mundo. E São José tem muito a oferecer em termos de infraestrutura, logística, mão de obra e qualidade de vida, afirmou o prefeito.
“Já temos uma importante cooperação na área espacial, e queremos ampliar esta parceria para outros setores”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos.
Brasil e China assinaram sexta-feira (19) em Brasília um memorando de entendimento (MdE) entre MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST) para cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de parques tecnológicos. “Este acordo constitui um marco legal para nossa colaboração tecnológica. Temos agora amparo para ações concretas”, finalizou Raupp.