São José dos Campos reafirma sua posição de destaque em inovação e gestão urbana ao receber o nível máximo nas três certificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), baseadas nas normas internacionais da ISO (International Organization for Standardization). As certificações abrangem as áreas de Serviços Urbanos e Qualidade de Vida (ISO 37120), Cidades Inteligentes (ISO 37122) e Cidades Resilientes (ISO 37123).
A cerimônia de manutenção da certificação aconteceu na última sexta-feira (22/11), no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, destacando a cidade como referência nacional e internacional, além de reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a resiliência climática e a implementação de soluções tecnológicas.
Para Jeferson Cheriegate, presidente do PIT, “é mais do que um prêmio, é um processo de melhoria contínua. É a gente fazendo o nosso trabalho, que foi concedido pela Prefeitura de São José dos Campos, para atrair investimentos para a cidade, ajudar a melhorar a vida das pessoas através desse grande polo que cuida de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. A gente alcança várias partes da cidade e várias partes do Brasil a partir de São José dos Campos. Fazer esse trabalho junto com a Prefeitura e poder ajudar a levar essas boas práticas de São José para o Brasil é boa parte do nosso trabalho.”
Pioneirismo em gestão inteligente
“Desde a nossa certificação inicial em 2022 seguida de duas manutenções em 2022 e 2023, tivemos uma melhoria contínua. Hoje, atingimos o nível máximo nos três quesitos, inteligência, resiliência e sustentabilidade, das Normas ABNT ISO.Isso traz uma melhoria contínua, uma eficiência na melhoria do serviço e atendimento público, com qualidade de vida. Esse é o grande impacto que a gente traz para a cidade, em todas as áreas: educação, saneamento básico, saúde, mobilidade urbana e sustentabilidade. Não adianta ter apenas os números, resultados e indicadores, se não houver planejamento para as ações, de fato, com políticas públicas transformadoras”, afirma Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos.
O município foi o primeiro do Brasil a conquistar o nível Platina simultaneamente nas três certificações, com base nas normas internacionais ISO, regulamentadas e aplicadas no Brasil pela ABNT e com indicadores diretamente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A trajetória de certificações começou em 2022, quando a cidade recebeu seu primeiro reconhecimento internacional, cumprindo os critérios das normas ISO 37120 (nível Platina), ISO 37122 (nível Ouro) e ISO 37123 (nível Ouro). Em 2023, além de manter as certificações, São José elevou o grau de qualidade nas áreas avaliadas, atingindo ISO 37120 (nível Platina), ISO 37122 (nível Ouro) e ISO 37123 (nível Platina). Neste ano, São José dos Campos alcançou o nível Platina em todas as normas – ISO 37120, ISO 37122 e ISO 37123 – atingindo o patamar máximo de excelência.
“São José dos Campos conseguiu um feito de pouquíssimas cidades no mundo. Primeiro, você passa pelo terceiro ano de certificação; segundo, há um upgrade no levantamento de seus indicadores. Mas hoje temos São José dos Campos como uma das pouquíssimas cidades do mundo certificadas com os três padrões normativos e na categoria Platina, que levantou os maiores índices de indicadores, a maior quantidade de indicadores dos três padrões normativos”, afirma Antônio Carlos Barros de Oliveira – Diretor de Certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O diretor de certificação da ABNT conclui: “Eu costumo dizer que o pontapé inicial, o kickoff, foi dado por São José dos Campos, e, atrás desse kickoff, hoje nós temos mais cinco cidades no Brasil certificadas. Eu posso dizer, sendo bastante realista, não otimista, que nos próximos cinco anos o Brasil, com várias cidades, estará competindo com vários países do mundo em termos de desenvolvimento sustentável e tecnológico.”
A conquista da recertificação é resultado do trabalho conjunto entre o PIT, a consultoria Smart Free’s e a Prefeitura de São José dos Campos, que seguiram a metodologia CIRS para atender aos rigorosos padrões internacionais exigidos pela ISO. Esse esforço coletivo garantiu não apenas a manutenção, mas também a conquista de novos indicadores, promovendo melhorias significativas para a população. Além disso, reforça o compromisso da cidade com a melhoria dos serviços públicos, a inclusão tecnológica e a sustentabilidade.Para Jorge Zenha, atual coordenador do Plano de Recertificação da Cidade Sustentável, Inteligente e Resiliente de São José dos Campos, “O que vale a pena destacar é esse processo contínuo, que é a Prefeitura, junto ao PIT, junto à iniciativa privada, e as entidades vêm fazendo para construir essa política pública, que é a certificação da Cidade Sustentável, Inteligente e Resiliente. Isso não é só a certificação, mas toda a política pública que envolve a cidade nesse processo de melhoria de indicadores e prestação de serviços públicos, principalmente na melhoria da qualidade de vida das pessoas.”
O reconhecimento como Cidade Sustentável, Inteligente e Resiliente em nível máximo fortalece a reputação de São José dos Campos, projetando-a como referência nacional e internacional. Além de atrair oportunidades para novas parcerias estratégicas, a recertificação nível Platina consolida o município como modelo de excelência em gestão urbana, inspirando outras cidades a seguirem pelo mesmo caminho.
“Hoje, a gente atingiu esse nível máximo dessas categorias, mas isso não resolve todos os problemas. Muito pelo contrário, há muitos desafios. Podemos também criar novos métodos e desafios dentro desses resultados, para que possamos continuar a melhorar. Melhoria contínua é o conceito principal das diretrizes que devemos ter nesta certificação”, finaliza o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias.
Em colaboração com o PIT, São José dos Campos continua desenvolvendo estratégias inovadoras para manter os mais altos padrões globais de sustentabilidade e garantir um futuro sustentável, inteligente e resiliente para as próximas gerações.