São José dos Campos será sede na próxima semana, entre os dias 7 e 8 de outubro, da RMVALE TI 2015 – Feira de Tecnologia e Inovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Além de apresentar as últimas e mais modernas soluções em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) desenvolvidas no Vale, a feira oferecerá palestras gratuitas com especialistas em inovação, marketing e smart cities.
A RMVALE TI acontece das 14h às 20h no centro de eventos do Parque Tecnológico São José dos Campos e a entrada é gratuita. São esperados cerca de 1,5 mil visitantes nos dois dias do evento, entre empresários, pesquisadores e estudantes, além de prefeitos e gestores públicos de toda a região.
Novidades
Este ano, a segunda edição da RMVALE TI traz mais uma oportunidade para a geração de negócios. No dia 8, segundo dia da feira, haverá uma tarde de B2B estratégia que reúne empresas para fomentar parcerias comerciais baseada na partilha de informações para gerar negócios (compra e venda).
Na ocasião, os expositores irão apresentar para os empresários do setor aeroespacial e de defesa as estratégias e soluções desenvolvidas por eles que sejam voltadas para as demandas do setor.
Sendo a tecnologia da informação transversal, a interação comercial com o setor aeroespacial é inevitável. Estamos fazendo nosso papel de colocar frente a frente a demanda e a oferta de tecnologia, sempre pensando em melhorar a competitividade de ambos, explica Marcelo Nunes, coordenador do TIC VALE, cluster do Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) que organiza a RMVALE TI.
Cidades Inteligentes
Os expositores da RMVALE TI possuem serviços e produtos com tecnologia capaz de melhorar na prática o dia a dia não apenas do varejo e da indústria, mas também de cidades inteiras. É o caso de Monteiro Lobato.
A prefeitura de Monteiro Lobato em parceria com o Cecompi e as associadas ao TIC VALE, Modo Up e ZNC Sistemas, desenvolveu um projeto de cidade inteligente para melhorar a gestão do município e por consequência a qualidade de vida da população.
Conseguimos montar um sistema de georeferenciamento usando dados e mapas abertos para termos uma visão geral do município sem que precisássemos comprar o serviço de satélite, o que gerou uma economia de R$ 80 mil para a cidade, explica Filipe Rocha, diretor da Modo UP, uma das responsáveis pelo projeto e expositora da RMVALE TI.
Rocha irá expor o case de Monteiro Lobato e outras soluções para smart cities em sua palestra que acontece no dia 7, às 17 horas, dentro da programação da feira.
Entre as aplicações práticas do projeto desenvolvido para Monteiro Lobado pela Modo Up, em parceria com a ZNC Sistemas, estão a possibilidade de identificar áreas irregulares, traçar um plano de manutenção para estradas rurais, definir o plano de iluminação publicas e até mesmo a regularização do cadastro de logradouros.
Vimos com o novo sistema que temos 112 logradouros na cidade, dos quais 76 já foram cadastrados. Contudo legalmente, Monteiro Lobato só tem 12 ruas. E assim acontece com outras 18 cidades só na RMVale, conclui Rocha.
A inscrição para participar da feira e das palestras gratuitamente ainda pode ser feita no site (www.rmvaleti.com.br). No site você também vai encontrar outras informações sobre expositores e a programação completa do evento.
O Parque Tecnológico, onde acontece a RMVALE TI, fica na avenida Dr. Altino Bondesan, 500, distrito de Eugênio de Melo São José dos Campos (SP).