Contrato é renovado pela quinta vez consecutiva
O Parque Tecnológico São José dos Campos assinou o contrato de gestão do Projeto Setorial Aerospace Brazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O contrato tem vigência de dois anos, de 2022 a 2024.
Os Projetos Setoriais fazem parte das ações da ApexBrasil que visam a promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Pela quinta vez consecutiva, o PqTec, por meio de seu Cluster Aeroespacial Brasileiro, assume a execução deste projeto.
O Parque está em uma localização estratégica para o mercado aeroespacial brasileiro: o setor é formado por cerca de 400 empresas, com uma concentração expressiva da cadeia na região do Vale do Paraíba, atraídas pela sede da Embraer, em São José dos Campos. O Parque é também gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro
A proposta do projeto Aerospace Brazil é ampliar as exportações de peças, partes, sistemas e serviços do setor aeroespacial brasileiro, promovendo o crescimento competitivo das empresas e o acesso a novas oportunidades no mercado internacional. A iniciativa pretende também promover a imagem do setor aeroespacial brasileiro em mercados-alvo por meio da divulgação de cases de sucesso, da qualidade e capacidade técnica das empresas e do ecossistema de inovação nacional que suporta esse desenvolvimento.
Para Mariana Gomes, coordenadora de internacionalização do PqTec, o Cluster tem um papel fundamental para impulsionar o mercado. “O Parque é gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro, tem relação direta com a cadeia desse mercado e se posiciona como ponto de articulação para atrair recursos, capacitar empresas e contribuir para torná-las competitivas internacionalmente”, explica Mariana Gomes.
A renovação deste convênio com a ApexBrasil é de extrema importância para as empresas brasileiras do setor aeroespacial, uma vez que este setor é altamente globalizado e apresenta um grande potencial de resultados positivos nos negócios internacionais. “Com a parceria entre o Parque Tecnológico e a ApexBrasil, conseguiremos promover o setor aeroespacial brasileiro para o mundo, levando o que temos de melhor”, comenta Jeferson Cheriegate, diretor-geral do PqTec.
A partir do incentivo concedido com a renovação do convênio, o Cluster Aeroespacial Brasileiro continuará desenvolvendo ações para o crescimento do setor no Brasil por meio de ações de capacitação, atração de recursos e conexão. O Cluster também representará o país internacionalmente, marcando presença em feiras internacionais (Farnborough 2022, na Inglaterra, e Paris Air Show 2023, na França) e em missões comerciais para os EUA e Canadá. Ainda prevê a realização de estudos de mercados internacionais, missões prospectivas, rodadas de negócios virtuais com compradores internacionais, qualificação para acreditação internacional (NADCAP), entre outros projetos.
Sobre o Cluster Aeroespacial Brasileiro
Gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, o Cluster Aeroespacial Brasileiro é um programa centrado no fortalecimento da cadeia aeroespacial nacional, que congrega mais de 100 empresas associadas e tem por objetivo gerar diferencial competitivo para as empresas do setor. Isso ocorre por meio de ações que visam aperfeiçoamento de processos, desenvolvimento de produtos, soluções e serviços diversos, boa logística e canais eficazes de distribuição. O Cluster é o executor do projeto setorial “Aerospace Brazil” em parceria com a ApexBrasil.