O Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo em conjunto com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Prefeitura de São José dos Campos e Parque Tecnológico São José dos Campos realizaram hoje o Simpósio sobre 5G, apresentando as oportunidades de cooperação entre Brasil e Taiwan.
O evento reuniu empresas estratégicas nacionais e internacionais em diferentes áreas para a consolidação do setor 5G, como a Claro, Askey Tecnology, TelLink Engenharia, entre outras. Representantes governamentais e empresas trouxeram visões estratégicas, incluindo aspectos políticos, aplicações e exemplos de cooperações bem-sucedidas do 5G, com participações dos representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do diretor-geral do PqTec, Marcelo Nunes, e do Ministério da Economia de Taiwan, compartilhando as experiências de Taiwan, alinhadas com a estratégia nacional de desenvolvimento tecnológico.
A tecnologia 5G, nome dado para a quinta geração de redes de comunicação móvel, é um grande passo rumo à alavancagem tecnológica para as dinâmicas locais de desenvolvimento. O 5G combina ganhos de desempenho em diferentes aspectos da internet móvel, além de estabelecer bases tecnológicas estruturais necessárias para avanços futuros na direção de cidades inteligentes, como o armazenamento de dados em nuvem, a Internet das Coisas (IoT) e veículos inteligentes.
Taiwan já possui o serviço da tecnologia do 5G desde julho de 2020, com uma cobertura atual de aproximadamente 85% de toda sua população. O dinamismo do mercado de tecnologia de Taiwan permitiu um rápido avanço da tecnologia e melhorias contínuas desde o início de sua implantação, com destaque para a
velocidade máxima de download e velocidade de upload, que coloca Taiwan na 1º posição mundial nesse quesito, conforme pesquisa da OpenSignal, realizada em setembro de 2021. O Brasil é o primeiro país da América Latina a implantar a rede 5G. Espera-se um elevado ganho de produtividade e prospecção de novos negócios, com foco nas áreas de logística, indústria 4.0, agrícola, saúde, educação, transporte e meio ambiente.
A cooperação com Taiwan, já desenvolvida nesse segmento, permitirá adquirir aprendizados e criar bases estruturais de desenvolvimento tecnológico, além de permitir novas possibilidades mais adequadas às realidades locais. Taiwan possui clusters industriais completos e cadeias de fornecimento globais, o que nos torna um excelente campo de testes para tecnologias emergentes. Assim, Taiwan é um parceiro desejável, imprescindível e confiável para empresas brasileiras que buscam explorar aplicações da tecnologia 5G.