O Parque Tecnológico São José dos Campos participou da 6ª Mostra BID Brasil, aberta em 7 de dezembro em Brasília (DF), com a participação de autoridades governamentais e das Forças Armadas, empresários, políticos e instituições ligadas à área de Defesa e Segurança. O evento seguiu até 9 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Com mais de 80 expositores – 11 deles associados ao Cluster – a 6ª Mostra BID Brasil tornou-se o principal evento nacional dirigido aos mercados de Defesa e Segurança.
Durante três dias, passaram pelos estandes da Mostra adidos militares estrangeiros, representantes diplomáticos de vários países, autoridades das Forças Armadas e das Forças de Segurança, representantes dos governos Federal e Estaduais, membros da Academia e jornalistas especializados, entre muitos outros profissionais interessados no mercado de Defesa e Segurança.
O estande do Parque Tecnológico recebeu representantes de diversos setores da economia interessados em conhecer mais sobre as empresas do setor de defesa associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro. Empresas do setor também manifestaram interesse em fazer parte do grupo.
Foi o caso da empresa GGB Brasil, que formalizou a adesão ao Cluster Aeroespacial Brasileiro durante o evento. A multinacional tem trajetória de 120 anos na área de rolamentos, revestimentos e conjuntos tribológicos.
“É uma grande honra participar das atividades do Cluster, que com certeza nos ajudará a acelerar nossa participação no mercado aeronáutico e espacial brasileiro. Neste tipo de colaboração, buscamos também contribuir com o sucesso do cluster e seus associados por meio de nossa presença mundial nesse mercado”, diz Heitor Sarro, Aerospace Sales Manager – Europe & Latam da empresa.
Embrapii
Na Mostra, o PqTec promoveu um encontro entre a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e as empresas associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, para que pudessem conhecer os projetos de estímulo ao desenvolvimento tecnológico para o setor.
“A Mostra BID é muito importante pois mostra a pujança tecnológica do setor de defesa no Brasil e no exterior. A Embrapii fechou contrato com BNDES para desenvolver ações específicas para o setor de defesa e outros setores que o Cluster representa. Nossa missão é apoiar a inovação da indústria”, diz Marcos Simonetti, especialista em inovação industrial da Embrapii.
A 6ª Mostra BID Brasil foi organizada pela ABIMDE com promoção da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).