De 20 a 29 de junho, o PqTec fez parte da missão Ecossistemas de Inovação EUA, organizada pela Anprotec. Foram duas semanas de grande aprendizado, sendo a primeira delas em Boston, considerado o 4º maior ecossistema de startups do mundo e a segunda em Atlanta para participação na Conferência Internacional para Incubadoras de Negócios (International Conference on Business Incubation – ICBI, em inglês), realizada há 35 anos. O principal objetivo da missão foi decodificar os ecossistemas mundiais líderes em inovação e entender quais referências podem ser aplicadas nao Brasil. Além de conectar as instituições brasileiras e norte-americanas, promovendo networking e possibilidades de parcerias.
Mariana Gomes, coordenadora de internacionalização de PqTec representou o Parque durante a missão.
A agenda em Boston começou com a recepção e reuniões do grupo no Consulado do Brasil em Boston pelo Embaixador Benedicto Fonseca Filho e pelo Consul-Geral Roberto Gabriel Medeiros e sua equipe.
O grupo visitou as principais instituições de inovação e empreendedorismo da cidade, com destaque para as áreas de biotech, ciências da vida, deep tech e tough tech: TechStars, aceleradora que conta mais de 50 unidades no mundo e está entre as três mais procuradas por startups; Massachusetts Technology Collaborative, uma agência governamental com atuação independente que trabalha para fortalecer o ecossistema de tecnologia em Boston, onde aconteceu uma bate-papo focado em iniciativas para health techs; District Hall Innovation Studio, um coworking público com alguns programas de networking, incubação, aceleração de empreendedorismo, um deles o Roxbury Innovation Center, um coworking localizado em um bairro bem mais afastado de Boston, sem acesso ao metrô com vários desafios sociais, o centro possui uma incubadora e aceleradora que auxilia os negócios da região, que na grande maioria não tem base tecnológica; Babson College; New Urban Mechanics; MassChallenge, considerada uma das três aceleradoras mais buscadas por startups no mundo; The Engine, MIT Reap, Cambridge Innovation Center; Aceleradora Harvard Alumni Entrepreneurs, IXL Center e Greentown Labs.
Depois de Boston, a missão Ecossistemas de Inovação EUA seguiu para Atlanta, para três dias de conferência. Entre os destaques, a palestra de Jeffrey Robinson, que é vinculado ao The Center for Urban Entrepreneurship & Economic Development da Rutgers University e trouxe os temas equidade, igualdade e inclusão para o contexto de inovação e empreendedorismo.
O grupo também realizou visitas em Atlanta, como ao Russell Innovation Center for Entrepreneurs (RICE), uma das maiores instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo negro – o prédio tem mais de 50 mil m² e apoio financeiro de vários corporações. Estiveram também no Atlanta Tech Village, o 4° maior hub de tecnologia dos EUA com mentorias para startups e novos negócios, e no Advanced Technology Development Center – focada em tecnologia, a incubadora de negócios foi fundada em 1980.
Além do PqTec, outros parques tecnológicos fizeram parte da delegação, como o Porto Digital, de Recife (PE); Parque Tecnológico de Viçosa (MG); o Parque Tecnológico de Guamá (PA), e Incubadora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, estiveram com o grupo representantes de Sebrae Pernambuco, Sebrae Minas Gerais e FINEP.
A Missão Internacional é uma iniciativa da Anprotec, realizada em parceria com o Sebrae e o Ministério das Relações Exteriores.