No dia 19/09, o Parque Tecnológico São José dos Campos realizou o lançamento do Comitê Estratégico de Residentes que será formado por representantes de empresas e startups do Parque Tecnológico e consultores para Métodos de Acompanhamento.
O objetivo do Comitê Estratégico de Residentes é representar os demais residentes no direcionamento das ações atuais do PqTec e do Nexus e realizar a prospecção para os próximos cinco anos, tornando o Nexus o principal hub de inovação do país.
O head do Nexus, Alessandro Valério, destaca a importância e as expectativas com a consolidação do Comitê. “O nosso grande objetivo é gerar cada vez mais, o desenvolvimento de maneira sustentável para nossas startups e empresas. O Comitê Estratégico de Residentes vai ajudar a acelerar este processo, pois amplifica a voz dos residentes e ajudará a planejar, decidir e priorizar os próximos passos do Nexus em prol de todo o ecossistema do Parque Tecnológico São José dos Campos”, comenta Alessandro.
A reunião de lançamento do Comitê contou também com a presença do diretor-geral do PqTec, Jeferson Cheriegate, demonstrando o apoio da diretoria do Parque para com a iniciativa. “Queremos elevar o ambiente do PqTec para um novo patamar. Só vamos conseguir isso entendendo as necessidades estratégicas das organizações que optaram por pesquisar e gestar inovações tecnológicas aqui conosco. Esse intercâmbio estratégico de diagnóstico e construção conjunta será crítico para o desenvolvimento de um ambiente de nível internacional. Queremos ser um benchmarking global e juntos vamos chegar lá”, diz Cheriegate.
Jeferson Cheriegate, diretor-geral do PqTec, apresenta a proposta do Comitê para os residentes
De acordo com Denise Rodrigues Silva, da ABIMAQ, o comitê é um importante passo para oferecer oportunidades entre o PqTec e os residente. “Penso que a comunicação é a melhor forma para atingirmos os melhores resultados em qualquer situação, e o Comitê Estratégico do Parque Tecnológico oferece a oportunidade de portas abertas, sem trava entre a diretoria do PqTec e os residentes, tanto para ouvir as empresas residentes, como para expor os projetos e as suas conquistas, uma via de mão dupla. Desejo sucesso a todos e mãos à obra que temos muito trabalho pela frente. A união de várias cabeças pensantes sempre irá gerar bons frutos e uma colheita satisfatória.” conclui Denise.
“Acreditamos no potencial estratégico do comitê para levar o Parque Tecnológico a ser referência como maior polo de inovação na América Latina. Nós, como residentes, teremos a oportunidade de contribuir com o direcionamento deste projeto, além de sermos beneficiados diretamente, tendo nossa Startup aqui incubada.” comenta Gabriela Faria da Self Intelligence for Life.
“Eu fiquei muito honrado pelo convite para participar do comitê. Uma visão ambiciosa em construir um modelo de inovação que sirva de referência e inspiração em escala global é extremamente motivador. Desafios não faltarão e, por isso, conte comigo, com minha garra, resiliência e determinação.” André Almeida, da Dom Rock.
O Comitê será um importante agente para que, com a experiência de cada empresa e startup, sejam tomadas as melhores decisões e caminhos, atendendo às demandas do ecossistema do PqTec de maneira sustentável e escalável.
Para os próximos passos, o Comitê realizará reuniões para avaliar os processos e propor melhorias para todo ecossistema do PqTec como metodologia dos programas, infraestrutura e demais áreas.