Na semana de 2 a 5 de maio, o PqTec iniciou os trabalhos junto à Prefeitura de Panambi com o objetivo de tornar a cidade do noroeste gaúcho apta a buscar a certificação em smart cities de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O projeto será aplicado pelo Parque e pela consultoria Smart Free’s, parceira do PqTec no desenvolvimento da metodologia exclusiva CIRS. A sigla significa “cidade inteligente, resiliente e sustentável” e seu plano de trabalho consiste em avaliar a conformidade dos municípios com os indicadores de uma smart city, além da geração de um diagnóstico e de um registro de evidências para o processo de certificação pelas seguintes normas ABNT:
- NBR ISO 37120 – Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida;
- NBR ISO 37122 – Indicadores para cidades inteligentes;
- NBR ISO 37123 – Indicadores para cidades resilientes.
Saiba mais sobre a metodologia CIRS para cidades inteligentes clicando aqui.
Essa é a primeira consultoria em cidades inteligentes que o PqTec aplica fora do estado de São Paulo. O projeto começou a ganhar forma após a visita do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira, à sede do PqTec em agosto de 2022, comprovando que a expertise do Parque em cidades inteligentes já é conceituada além das fronteiras do Vale do Paraíba.
“Prestar essa consultoria para Panambi é um orgulho para nós. Queremos aplicar aqui a mesma metodologia de sucesso que levou cidades como São José dos Campos e Pindamonhangaba a ganharem a certificação ABNT, mostrando que qualquer município do país que estiver engajado em melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos pode – e deve – aplicar a metodologia CIRS”, comenta Marcelo Nunes, Diretor Comercial do PqTec
O prefeito Daniel Hinnah reforça a importância do trabalho. “O projeto Panambi Cidade Inteligente e Sustentável que estamos iniciando tem como principal objetivo melhorar a vida de quem mora aqui, além de ajudar a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e qualidade de vida para nossos cidadãos”.
A consultoria do PqTec e da Smart Free’s em Panambi durará 12 meses, com a entrega de um diagnóstico completo sobre os indicadores do município e a avaliação do grau de conformidade e aptidão para a busca pelo certificado de cidade inteligente.