O Parque Tecnológico São José dos Campos desenvolveu a Consultoria de Preparação de Municípios para a Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis – iniciativa inédita no país, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com a empresa Smart Frees.
A primeira cidade a passar pelo processo foi São José dos Campos, certificada em março deste ano. Agora, é vez de Pindamonhangaba (SP), que fechou contrato com o Parque para a Consultoria de Preparação.
O Parque Tecnológico oficializou em evento na prefeitura de Pinda o início dos trabalhos de preparação. O encontro teve a presença de representantes da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, Secretários e demais agentes públicos da cidade. Foram também apresentadas ações que já foram executadas para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Pinda – são iniciativas que irão contribuir para validar alguns indicadores para certificação de cidade inteligente: instalação de câmeras de segurança, rede de internet sem fio, implantação de sistema de ensino à distância, entre outras.
Localizada no Vale do Paraíba, Pindamonhangaba tem cerca de 170 mil habitantes. Dados do Ministério da Economia divulgados nesta semana mostram que, pela primeira vez na sua história, Pindamonhangaba fechará o ano ultrapassando a barreira de US$ 1 bilhão em volume de exportações, um valor bastante expressivo para a região.
Mais que tecnologias
O processo de certificação não visa apenas destacar iniciativas relacionadas a aplicação tecnológica, mas principalmente como melhores práticas afetam a qualidade de vida dos cidadãos. Para ser considerada inteligente, a cidade precisa estar de acordo com três normas da ISO, que se referem a qualidade de vida e serviços urbanos, resiliência e inteligência das cidades.
Para receber a certificação de cidade inteligente, resiliente e sustentável, é necessário passar por um processo rigoroso. A consultoria do PqTec prevê cinco etapas fundamentais para que se atinja o objetivo: capacitação e treinamento; análise de posicionamento e maturidade; diagnóstico, pré-auditoria e preparação para a certificação; processo de auditoria e certificação pela ABNT (com acompanhamento do time do Parque) e apresentação dos resultados do processo de certificação e recomendações.
Durante o processo de certificação, cada um dos 276 indicadores previstos nas três normas são analisados – 45 deles são considerados essenciais e fazem parte da Norma ISO 37120, focada em qualidade de vida e serviços urbanos.
Para o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, a Consultoria e a Certificação são um importante projeto para os cidadãos de Pindamonhangaba. “Entendemos como cidade inteligente uma cidade que utiliza todos os recursos com inteligência, para empregar o orçamento público na forma correta. Assim, conseguimos otimizar os recursos, trazendo condições para que as necessidades do cidadão sejam atendidas,” defende.
O responsável pela condução do programa com a equipe da prefeitura de Pindamonhangaba será Danilo Velloso, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos. “É um momento importante para a gestão, nós já estamos implementando ações inteligentes na cidade, utilizando os recursos de maneira econômica. Queremos construir uma cidade grande e vemos nessa iniciativa o caminho. Dessa forma, geramos confiança nos investidores e melhores serviços para a população, fazendo com que Pindamonhangaba seja comparada às grandes cidades do mundo,” analisa.
Diretor de novos negócios do Parque, Marcelo Nunes destaca o empenho da cidade ao iniciar o processo de certificação. “Começamos hoje aqui em Pindamonhangaba o processo de certificação e é um grande desafio consolidar as informações e formatar as evidências, envolvendo todas as secretarias do município. Começa hoje um grande trabalho em Pinda que repercute diretamente na evidência de que temos cidades preparadas mundialmente para receber essa certificação”, diz Nunes.
Por que certificar o município
Na Consultoria de Preparação de Municípios para a Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, o time do Parque Tecnológico dá total apoio para identificar pontos de destaque e de atenção da gestão pública.
O processo de certificação para cidades inteligentes exige do gestor público o levantamento de dados e informações cruciais para o bom desenvolvimento do município. A partir de relatórios, é possível identificar gargalos em condutas, gestão e orçamentos em 19 frentes essenciais, como saúde, educação, transporte, lazer, entre outros. Dessa forma, o processo contribui diretamente para pautar decisões de gestão, planejamento e investimento das cidades e se traduz em melhorias para a população.
Veja alguns benefícios da Consultoria e da Certificação:
- ajudar as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais;
- medir o desenvolvimento urbano sustentável;
- informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis;
- medir a gestão de desempenho de serviço urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo;
- facilitar a troca de informações e projetos por meio de compartilhamento e informação
- gerar o aprendizado entre as pastas do município ao permitir comparação por meio de uma vasta gama de medidas de desempenho.