O Cluster Aeroespacial e de Defesa Brasileiro, coordenado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, firmou um acordo de cooperação com o EACP (European Aerospace Cluster Partnership) durante encontro realizado na Alemanha, entre os dias 11 e 14 de setembro. Essa aproximação será uma ponte para as empresas brasileiras acessarem um mercado de mais de 4400 empresas.
O EACP reúne 42 clusters e funciona como uma plataforma permanente para troca de experiências, debate de políticas para desenvolvimento do setor aeroespacial e apoio à implementação de projetos
inovadores. O objetivo da rede é promover e executar ações concretas para a cooperação transnacional de longo prazo entre os clusters.
“A assinatura de um acordo com o EACP é bastante positiva para o setor, entre clusters teremos a possibilidade de realizar o intercâmbio de boas práticas e informações sobre o setor e oportunidades, afirmou a analista internacional Thalita Cancas, que representou o cluster brasileiro no encontro na Alemanha.
Para o coordenador do Cluster Aeroespacial Brasileiro, Marcelo Nunes, este foi um importante passo para os associados. “Vamos trabalhar para fortalecer as relações entre as empresas brasileiras e os membros dos Clusters. A colaboração mais próxima poderá aprimorar as capacidades dos stakeholders e parceiros e promover a inovação, disse Nunes.