O primeiro encontro do hub de mobilidade do PqTec aconteceu hoje (29/9), reunindo grandes representantes do segmento em uma manhã com muito networking e planejamento. O hub de mobilidade é um movimento do PqTec com intuito de estimular negócios, parcerias e projetos em sinergia com o governo, empresas, setor automotivo e acadêmico.
Para Diego Vilela, coordenador de inovação na Jaguar Land Rover, que estava presente no evento, “a criação do Hub de modalidade no PqTec é sem dúvidas uma grande notícia para o Vale do Paraíba. Nossa região tem uma alta densidade de veículos e enormes desafios relacionados a isso. A competência já comprovada do PqTec e seus parceiros certamente irá revolucionar a mobilidade e trará novas oportunidades de desenvolvimento e negócios.”
De acordo com Alberto Marques, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, “a mobilidade urbana é um assunto de extrema importância, principalmente em um país como o Brasil, onde cada vez mais sua população está se concentrando nos grandes centros urbanos. Novamente, o Parque Tecnológico sai na liderança com o objetivo de estruturar um hub de mobilidade em sinergia com acadêmia e empresas, em uma cidade como São José dos Campos que possui escala para testar essas soluções.”
Patrícia Alencar, coordenadora executiva do FGV Cidades, afirma que a principal preocupação é aumentar o acesso, especialmente de pessoas que vivem em regiões mais afastadas, nas periferias das cidades. “Um problema com essa complexidade demanda soluções cocriadas em ecossistemas de inovação, que além de incorporar conhecimentos científicos e tecnológicos avançados, forma uma rede aberta e colaborativa para experimentar e aprender sobre a melhor forma de enfrentar esse problema complexo, que afeta diretamente o bem-estar das pessoas”, concluí a coordenadora.
O gerente sênior de relações governamentais da General Motors, Daniel Caramori, afirma que a iniciativa de reunir representantes tão relevantes para o setor é de grande importância. “O ambiente do Parque é perfeito para essa troca de experiências e novas conexões,” concluí.
“É um exemplo real da missão do Parque Tecnológico em integrar governo, empresas e universidades para promover a inovação em benefício à sociedade,” finaliza, Luiz Carvalho, coordenador de projetos do PqTec.