O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos esteve presente no ecossistema St. Louis AgTech/Geoespacial, representado pela coordenadora de negócios internacionais, Clara Nogueira, junto com representantes de empresas residentes no PIT, Visiona e Agrotools, respectivamente representados por Thiago Rodrigues, COO da Visiona, e Rafael Quintella, diretor-geral da Agrotools na América do Norte. Uma iniciativa do The Yield Lab Latam em parceria com o Donald Danforth Plant Science Center, a missão “Cultivar” tinha como foco soluções de georreferenciamento para a agricultura.
Durante a visita, a comitiva do PIT recebeu uma visão abrangente do ecossistema de inovação em St. Louis, incluindo instituições como Greater St. Louis, Inc., 39 North, BioSTL, GeoFuturesSTL, Donald Danforth Plant Science Center e Taylor Geospatial Institute. A agenda incluiu visitas ao Donald Danforth Plant Science Center e ao IGNITE – St. Louis: O Epicentro da Inovação AgTech e Geoespacial, além de uma demonstração em uma fazenda experimental organizada pelo Donald Danforth Plant Science Center e pelo Taylor Geospatial Institute.
Clara Nogueira reafirmou relevância da participação do PIT na missão e a forte atuação no setor aeroespacial e de defesa, além das tecnologias aplicadas à agricultura. Afinal, o PIT faz a gestão do Cluster Aeroespacial e Defesa Brasileiro e do Agropolo Vale, com alta expertise nessas áreas.
De acordo com Thiago Rodrigues, COO da Visiona, foi muito gratificante participar do encontro. “A Visiona, como uma empresa de tecnologia espacial, estar envolvida junto com esse ecossistema em Saint Louis, onde foi discutido sobre a área geoespacial, principalmente a questão de como a gente pode colaborar na agricultura, isso trouxe uma grande diferença para a Visiona,” finaliza.
O grupo também visitou o T-REX, um centro de inovação e desenvolvimento empreendedor dedicado ao fortalecimento da economia de St. Louis através da inovação em tecnologia geoespacial aplicada à agricultura. Os representantes puderam participar do workshop “Cultivar St. Louis”, onde ocorreram discussões sobre tecnologias geoespaciais na agricultura da América Latina, com a presença de participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, México e Estados Unidos.
Rafael Quintella, diretor-geral da Agrotools na América do Norte, afirma que a Agrotools está no processo de internacionalização. “Participar dessa missão é muito interessante para nós, para benchmarking nos Estados Unidos e nos mostra que no Brasil estamos fazendo muita coisa, que em alguns casos, até mais avançados que nos Estados Unidos.”
A participação do PIT com duas empresas residentes, associadas aos Clusters Aeroespacial Brasileiro e AgropoloVale, nessa missão reafirma o nosso compromisso em buscar soluções inovadoras e fortalecer parcerias internacionais para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no setor agro.